Itapema FM | 03/08/2015 14h10min
A capital catarinense é uma das cidades mais inteligentes do Brasil. O Ranking Connected Smart Cities, que avalia o potencial de desenvolvimento das cidades considerando inteligência, conexão e sustentabilidade, destacou Florianópolis como a melhor no quesito educação. A cidade também levou a terceira colocação entre os municípios com população entre 100 mil e 500 mil habitantes e a oitava posição no ranking geral.
Por que Florianópolis é destaque em educação?
O ranking foi apresentado nesta segunda-feira em São Paulo. O prefeito Cesar Souza Junior compareceu ao evento para receber os três prêmios da cidade.
O levantamento avaliou nove quesitos principais — mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, saúde, segurança, educação, empreendedorismo, tecnologia e inovação – e mais dois setores considerados transversais (economia e governança). Foram analisadas 700 cidades do Brasil.
Florianópolis se destacou pela alta qualidade de vida, grau de formação profissional e renda. A cidade apresentou o melhor índice de desenvolvimento humano entre as capitais brasileiras e o terceiro melhor entre todos os municípios graças aos bons indicadores de educação e renda. Um exemplo é a geração de empregos: das vagas formais disponíveis hoje na cidade, 39% são ocupadas por profissionais com curso superior, mais que o dobro da média nacional.
O conceito de cidade inteligente — ou smart city —, de acordo com a diretora da agência Sator, que idealizou o evento, é aquela que cresce de forma planejada por meio de análises do desenvolvimento de indicadores básicos da economia, mobilidade, governo, meio ambiente, urbanismo e qualidade de vida.
Levantamento avaliou mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, saúde, segurança, educação, empreendedorismo, tecnologia e inovação
Foto:
Daniel Conzi
/
Agencia RBS
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - ©
2009
clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.