Itapema FM | 31/07/2015 15h01min
Há muito tempo, em uma galáxia muito, muito distante... Não, espera. Não foi há tanto tempo assim. Na verdade, não foi: continua sendo. Lançado há 38 anos, o primeiro filme da saga Star Wars definiu um universo que rendeu outros cinco longas e volta neste ano aos cinemas com O Despertar da Força. Em contagem regressiva, os fãs aplacam a expectativa com o lançamento de livros, games, eventos, séries e quadrinhos sobre a saga.
Han Solo terá filme próprio
Twitter lança emojis personalizados de Star Wars
Prevista para estrear no dia 17 de dezembro, a nova produção coroa um 2015 repleto dos personagens e histórias derivadas da cabeça de George Lucas. Para os aficionados, seguir cada uma das ramificações desse microcosmo não chega a ser imprescindível, mas ajuda a ver a série para além dos sabres de luz e cruzadores espaciais.
– Acompanhando os materiais derivados, a experiência de assistir aos filmes se torna mais detalhada – diz o servidor público Leandro Ribeiro, um dos coordenadores do Conselho Jedi do Rio Grande do Sul. – Por exemplo, no final do Episódio II começam as Guerras Clônicas. O filme seguinte começa nas últimas batalhas dessa guerra. Você pode assistir à série animada Clone Wars para ver como foram os três anos de guerra, mas não fazer isso não vai influenciar seu entendimento do Episódio III.
Independentemente de ser um discípulo antigo do Mestre Yoda ou um recém-convertido, Ribeiro destaca que Star Wars é um fenômeno multigeracional que pode ser apreciado por qualquer pessoa e a qualquer momento (e em qualquer mídia).
– Tem os fãs que começaram a curtir quando das exibições originais, tem aqueles que conheceram os filmes pelo VHS ou na TV, há a geração de fãs que veio com a trilogia nova e agora temos mais um grupo jovem que conheceu Star Wars pelas animações Clone Wars e Rebels. Certamente, o filme vai atrair novos fãs, mas o impacto será maior para quem já acompanha esse universo – destaca Ribeiro.
Porque 2015 está sendo um grande ano para os nerds
Boa parte dos fãs, incluindo Ribeiro, espera que o novo filme seja uma espécie de "retorno às origens". Embora muito pouco se saiba a respeito da história, a dobradinha J.J. Abrams (direção) e Lawrence Kasdan (roteiro) traz confiança.
– Abrams é um fã de Star Wars, e Kasdan foi o roteirista de Império Contra-Ataca, O Retorno de Jedi e Os Caçadores da Arca Perdida – diz Ribeiro. – Sem contar que teremos novamente a presença musical do John Williams, que dispensa apresentações.
Games para curtir em todas as plataformas
O universo de Star Wars aportou nos videogames em 1983, na forma de jogo de tiro espacial para fliperama. De lá para cá, uma centena de títulos foram lançados, cobrindo todas as plataformas existentes. Para o próximo semestre, pelo menos três derivados para jogos eletrônicos deverão fazer a alegria dos fãs. Um deles é Knights of the Fallen Empire, pacote de expansão para o RPG online The Old Republic, que chega em outubro para PC.
O jogo de mobile Star Wars: Commander é outro que aposta na revitalização da sua trama com o conteúdo extra Worlds in Conflict, lançado no mês passado.
Um dos mais aguardados, no entanto, é Star Wars Battlefront, game de ação para PlayStation 4 e XBox One previsto para novembro.
Novo filme reúne elenco original da saga
Dez anos depois do lançamento do último filme da saga, A Vingança dos Sith, o universo de Star Wars volta a se expandir com O Despertar da Força. Previsto para 17 de dezembro, o longa com direção de J.J. Abrams continua de onde O Retorno de Jedi (1983) parou – e isso é mais ou menos tudo o que se sabe até agora.
Para os fãs de longa data, será a oportunidade de ver o elenco original reunido, incluindo Harrison Ford, Mark Hamill e Carrie Fisher. A nova trilogia deve ser completada com mais dois filmes até 2019, além de spin-offs dos personagens e, dizem, uma série da Netflix.
Confira vídeo com os bastidores das filmagens:
Só em livro: Darth Vader assume a criação dos filhos
E se Darth Vader assumisse a criação de seus filhos? Esse é o mote dos bem-humorados Darth Vader e Filho e A Princesinha de Vader, do quadrinista americano Jeffrey Brown. O leitor flagra Vader na função de pai, em situações constrangedoras como explicar a reprodução humana aos filhos.
Já a editora Bertrand Brasil lançou Star Wars: a Coleção Definitiva de Action Figure, álbum com mais de 2,5 mil imagens de bonecos da saga. A organização é de Stephen J. Sansweet, diretor do Rancho Obi-Wan, museu da California que abriga a maior coleção privada de memorabilia de Star Wars.
Até novembro, a Seguinte deve lançar sete novos romances, incluindo Então Você Quer Ser um Jedi?, de Adam Gidwitz.
Jogo de tabuleiro, palestra, debate: escolha um evento
Três eventos bem legais trazem a Força para este lado da galáxia. Um deles ocorre neste sábado, no Lends Club (Lopo Gonçalves, 444), local para aficionados por jogos de tabuleiro. O Madrugadão com temática Star Wars começa às 21h, e os ingressos foram vendidos antecipadamente (mas não custa dar uma olhada na página do Facebook deles, vai que ainda tem lugar...). Outro é um debate sobre o livro Star Wars – Kenobi, no dia 18 de agosto, às 19h30min, no Praia de Belas Prime Offices (Borges de Medeiros, 2.500, sala 1.406). O evento será comandado pelo mestre Jedi Eduardo da Camino. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail contato@edibook.com.br e custam R$ 60, com direito a um exemplar do livro (quem já tem a obra paga R$ 30). Por fim, no dia 21 de novembro, o Conselho Jedi RS aproveita o lançamento do game Star Wars Battlefront para ministrar palestra e expor seu acervo na Livraria Cultura do Bourbon Country.
O Conselho Jedi falou sobre o que espera do novo filme da saga "Star Wars"
Foto:
Julio Cordeiro
/
Agencia RBS
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - ©
2009
clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.