Itapema FM | 31/07/2015 10h47min
Quando o gatilho é puxado, poucos segundos separam o projétil do alvo. Este pequeno intervalo de tempo pode definir vidas inteiras e é ele o responsável pelo desequilíbrio na relação entre Denny e Joey, amigos de infância que protagonizam Chuva Constante, espetáculo que será apresentado amanhã em Joinville.
Em cena, Malvino Salvador e Augusto Zacchi assumem os papeis e seus monólogos. Lado a lado, eles transformam-se em uma peça teatral que coloca sob os holofotes dois policiais e joga luz sobre os sentimentos humanos e suas complexidades.
Chuva Constante é uma adaptação de A Steady Rain, espetáculo que estreou em 2009 na Broadway e foi sucesso de público nos Estados Unidos. A dramaturgia é de Keith Huff, roteirista de séries como House of Cards e Mad Men — temas como traição, desonestidade e corrupção fazem parte de seu repertório com facilidade, e no teatro não é diferente.
A peça chegou ao Brasil no momento em que Malvino buscava por um novo trabalho, logo depois de encerrar a novela Amor à Vida.
– A produtora Cinthya Graber havia me contado que assistira a uma peça maravilhosa para dois atores nos Estados Unidos e que estava com o texto para adaptar para o Brasil. Disse que um dos personagens tinha meu perfil. Quando li, fiquei embasbacado pela potência da dramaturgia – conta.
Malvino vive Denny, um homem de família durão e impulsivo, o típico “policial mau” das cenas de depoimento. É ele quem cria o grande conflito da história: ao ter o filho ferido por um tiro, parte em busca do culpado, passando por cima de qualquer fronteira ética.
– Para Denny, é olho por olho, dente por dente. Ele tem uma ética própria, uma posição quase fascista em relação às coisas – avalia o ator.
Em contrapartida, há o seu melhor amigo, Joey. Solteirão convicto, é muito mais racional e correto. Quando Denny entra em uma espiral de irracionalidade na busca pelo criminoso, as posições invertem-se e é Joey quem fica presente na casa e na vida da família. Para montar esse quebra-cabeça, as transições são pontuadas pela trilha sonora e por imagens projetadas em uma tela no fundo do palco, em elementos de cena criados especialmente para a montagem brasileira.
– Só o que foi conservado do espetáculo original é o texto. A escolha de como contar essa história para o público brasileiro é do diretor, Paulo de Moraes, que considero genial, um dos melhores diretores de teatro do Brasil atualmente – afirma Malvino.
A situação do início da peça transforma-se quase com a velocidade de um disparo. Ao público, é dada a oportunidade de participar da trama quando a quarta parede é quebrada e os personagens jogam suas verdades às pessoas a sua frente. Honestas ou não, o fato é que nenhuma delas será jogada para debaixo do tapete.
Agende-se
O quê: espetáculo Chuva Constante, com Malvino Salvador e Augusto Zacchi
Quando: amanhã, às 21 horas
Onde: Teatro CNEC (Avenida Getúlio Vargas, 1.266, Floresta, Joinville)
Quanto: R$ 80, com 50% de desconto para estudante, professor ou idoso e 30% de desconto para Clube do Assinante RBS (titular e acompanhante), à venda pelo Ticket Center
Confira mais notícias sobre espetáculos, shows e festas no Guia + AN
Malvino Salvador (à esquerda), é também produtor do espetáculo, adaptação de um sucesso da Broadway
Foto:
Marcelo Faustino
/
Divulgação
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - ©
2009
clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.