Itapema FM | 30/07/2015 08h54min
Acompanhe todas as informações na página AN no Festival |
Os pesquisadores e autores que se debruçam sobre a história da dança no Brasil se esforçam para registrar o percurso desta arte. Mas a verdade é que a riqueza dos detalhes, muitos construídos nos bastidores, estão entre um fio de teia da memória dos ícones que ainda circulam por aí.
Capturar este emaranhado de vidas que se cruzaram nos palcos e nas coxias é a intenção da diretora artística da São Paulo Companhia de Dança, Inês Bogea, desde 2008, quando ela começou a recolher sistematicamente estas lembranças e conhecimentos. O material, considerado uma enciclopédia da dança brasileira, está sendo compartilhado em uma exposição multimídia instalada em frente ao Teatro Juarez Machado, onde passa grande parte do público do 33º Festival de Dança de Joinville.
Até o fim da programação do evento, os bailarinos têm oportunidade de conferir e se inspirar com a exposição que reúne imagens e frases marcantes de 30 referências brasileiras da dança, também registradas em entrevistas e lançadas em DVD pelo projeto Figuras da Dança. Jair Moraes é uma das quatro personalidades registradas nestes filmes a participar de uma conversa com o público de Joinville. Ele estará nesta quinta, às 13h, no Espaço Expositivo Juarez Machado, com mediação de Marcela Benvegnu, coordenadora de educativo e comunicação da São Paulo Cia. de Dança.
O encontro faz parte da ação que tem produção do joinvilense Darling Quadros e que também inclui a exibição dos audiovisuais.
O homenageado desta quinta também integra a programação do festival, ministrando duas oficinas. Para Inês, o Festival de Dança de Joinville é a oportunidade perfeita para promover estas conversas, que já levaram Eliana Caminada, Ady Addor e Cecília Kerche a tirar dúvidas e dividir histórias frente a frente com seus admiradores.
– Estas conversas também ajudam o bailarino mais jovem a pensar sobre carreira, sobre o que a dança significa e até onde ela pode levar fora dos palcos – comenta a diretora.
Jair Moraes teve como mestras Tatiana Leskova e Eugênia Feodorova. Dançou durante oito anos no Ballet Gulbenkian, em Lisboa, e foi primeiro-bailarino e diretor no Ballet Teatro Guaíra (BTG), de Curitiba. Foi partner de grandes estrelas da dança e atuou em diferentes partes do Brasil, como diretor, mestre, coreógrafo e consultor artístico. Desde 2003, ele é mestre, coreógrafo e diretor da sua própria companhia, a Cia. de Dança Masculina Jair Moraes. Como bailarino, Jair ficou marcado na história do Festival de Joinville ao dançar ao lado de Ana Botafogo na primeira participação dela no evento. Eles apresentaram La Bayadère na edição de 1987, sendo aplaudidos de pé durante 15 minutos.
A exposição segue até o dia 1º de agosto, junto a exibições de trechos dos documentários, e recebe uma média de 600 pessoas por dia. A visita pode ser feita das 10h às 20h.
Agende-se
O quê: Figuras da Dança Comentadas, com Jair Moraes.
Quando: quinta, às 13h
Onde: Espaço Expositivo Juarez Machado, no complexo Centreventos (Av. José Vieira, 315, Joinville)
Quanto: gratuito
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - ©
2009
clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.