Notícias

Itapema FM  | 13/07/2015 07h11min

Inscrições prorrogadas para o 1º Casamento Coletivo Gay da Grande Florianópolis

Mais de 50 casais já se inscreveram

Gabriela Wolff  |  gabriela.wolff@horasc.com.br

São dois vestidos de noiva, o dobro de ansiedade, expectativa e organização, e um único sentimento das noivas Elisandra Caetano Carvalho, 22 anos, e Mara Rita Arantes, 32 anos: igualdade.

— Vamos poder falar o estado civil que realmente nos representa. Nós temos os mesmos sonhos, é uma vitória ter os mesmos direitos que qualquer outro casal, uma questão social — diz Elisandra.

O casal vive junto há dois anos, mas no dia 26 de setembro irá oficializar a união no 1º Casamento Civil Homoafetivo da Grande Florianópolis, que está com inscrições abertas até o dia 8 de agosto. A felicidade é perceptível nos olhares apaixonados e carinhos que as noivas trocam. Foi Mara quem pediu a mão de Elisandra, em janeiro deste ano, e os planos eram para casar em 2016, mas Elisandra agilizou as coisas assim que viu uma reportagem sobre o casamento coletivo. Desde então, começaram os preparativos:

— Já fomos em três lojas para provar vestidos e passamos por algumas situações engraçadas quando as vendedoras perguntavam se éramos amigas que iam casar juntas. Mas quando explicamos nossa história tivemos muito apoio. Só de provar os vestidos já é uma emoção — conta Mara.


Mara e Elisandra vão se casar em setembro no Casamento Coletivo Homoafetivo
Foto: Diórgenes Pandini/ Agência RBS

Amor pelas redes sociais
 
As duas apaixonadas se conheceram por uma rede social assim que Elisandra se mudou de Mato Grosso do Sul para Florianópolis, em 2013. A amizade evoluiu para um namoro, e logo foram viver juntas no Campeche:

— Eu morava em Palhoça com minha mãe e minha vó, e no começou foi difícil para minha avó aceitar, mas quando percebeu que eu estava feliz, entendeu. A família de Mara também apoiou a decisão, tanto que a mãe vem de Mato Grosso do Sul para participar da cerimônia. Depois, queremos ir passar a lua de mel lá — contou Elisandra.

União homoafetiva

No Brasil, os cartórios são obrigados a celebrar casamentos gays desde maio de 2013, quando o Conselho Nacional de Justiça aprovou uma resolução. No entanto, muitos casais não se casam por medo do preconceito, mesmo vivendo juntos:

— A pré-inscrição nos mostrou que temos um público reprimido, que por muitas vezes já mantém um convívio de mais de cinco anos e, pelo preconceito, fica isolado sem seus direitos. Estamos muito felizes em ajudar estes casais a realizarem seus sonhos, pois todos os cidadãos sonham e eles merecem ser felizes, estamos realizando um ato social — diz a organizadora do casamento coletivo, Lu de Bem.

O evento é promovido pela Associação Amigos da Cidadania Catarinense, com o apoio do Tribunal de Justiça de Santa Catarina e outros parceiros. Dez edições de uniões coletivas já foram organizadas por Lu, que em 2015 resolveu inovar com realizando o 1º Casamento Coletivo Homoafetivo. Na pré-inscrição mais de 50 casais se inscreveram.

SERVIÇO

Casamento Civil Homoafetivo da Grande Florianópolis
Inscrições
: até o dia 8 de agosto* no site Amigos em Ação SC
Data prevista: 26 de setembro
Para mais informações acessar o site ou entrar em contato pelo telefone (48) 9146-3373

*Como as vagas são limitadas, as inscrições podem encerrar antes. 

HORA DE SANTA CATARINA
Diorgenes Pandini / Agencia RBS

Elisandra e Mara já garantiram vaga no Casamento Coletivo Gay da Grande Florianópolis
Foto:  Diorgenes Pandini  /  Agencia RBS


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.