Notícias

Itapema FM  | 08/07/2015 18h31min

Projeto de lei das biografias é aprovado pela Comissão de Educação do Senado

Texto foi aprovado sem a chamada "emenda Caiado", que previa exclusão de trechos de livros julgados injuriosos e ofensivos

Foi aprovado pela Comissão de Educação do Senado o projeto de lei que garante a publicação de biografias não autorizadas. A informação é do jornal Folha de S. Paulo. A decisão segue o entendimento do Supremo Tribunal Federal sobre a questão, e agora o projeto deve seguir para a Comissão de Constituição e Justiça da casa.

Editoras reveem projetos com o fim da censura às biografias
Conheça biografias que podem chegar às livrarias nos próximos meses
"Não esperava unanimidade, a corte surpreendeu", diz autor da biografia de Roberto Carlos
Ricardo Ferraço (PMDB-ES) quer arquivar lei das biografias no Senado

Depois, o texto voltará à Câmara dos Deputados para nova votação. O motivo é a exclusão pelo senador Romário (PSB-RJ) da chamada "emenda Caiado", proposta pelo colega Ronaldo Caiado (DEM-GO), que permitia que tanto biografados quanto seus herdeiros recorressem a juizados especiais cíveis caso se sentissem feridas na "honra, boa fama ou respeitabilidade". Romário alegou que a emenda, que era vista com desconfiança por editoras, poderia causar "decisões contraditórias" e que os juizados não seriam o âmbito apropriado para a "complexidade que as causas costumam implicar."

Com isso, o artigo 20 do Código Civil deixa de afirmar que "a divulgação de escritos" poderá ser proibida caso estes atinjam a honra de alguém ou tenham fins comerciais. Agora, lê-se que "a ausência de autorização não impede a divulgação de imagens, escritos e informações com finalidade biográfica de toda e qualquer pessoa".

Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.