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Itapema FM  | 07/07/2015 07h02min

Lab Catarina Criativa incentiva produção de séries de TV no Estado

Projeto catarinense faz a ponte entre autores, produtoras e potenciais clientes

Sansara Buriti  |  buritisansara@gmail.com

Os cineastas Marcelo Sabiá e Carolina Medeiros buscaram inspiração na própria história para criar o projeto de série cômica de ficção sobre um jovem casal sem experiência administrativa que decide abrir um bistrô em Urubici. Aline Belli, sócia de um estúdio de ilustração e animação de Blumenau, desenvolveu a série de animação infantil Tuca, o Mestre Cuca, sobre um garotinho tímido que sonha ser chef de cozinha.

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Essas foram algumas das 25 propostas apresentadas aos canais de TV a cabo A&E/History Channel, Curta!, Fox, Canal Brasil, Discovery, Box Brazil, Cine Brasil TV, Zoomoo, TV RaTimBum, Gloob e Play TV durante a primeira edição do Lab Catarina Criativa, no mês passado, em Florianópolis. Espera-se que pelo menos 10 conquistem os canais e financiamento para serem viabilizadas, atraindo cerca de R$ 10 milhões em investimentos para o Estado.

Criado em 2013, o Catarina Criativa quer incentivar o surgimento de produtos e negócios culturais, especialmente na área audiovisual, e ser a ponte entre autores, produtoras e potenciais clientes. Para a realização da primeira edição do Lab Catarina Criativa, que ocorreu de novembro de 2014 a junho deste ano, o projeto contou com investimento de R$ 600 mil do governo estadual.

- Santa Catarina é um Estado empreendedor, tem universidades conceituadas, qualidade de vida, mas muitos recursos federais de fomento à cultura deixam de vir para cá por falta de articulação. Quando se fecha parceria com um canal de TV, abrem-se possibilidades de 100% de financiamento por meio do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Além disso, o alcance da exibição pode ajudar a conseguir patrocinadores - explica Carlos Eduardo Somaggio, coordenador do Catarina Criativa.

  Em junho, autores e produtoras de audiovisual apresentaram projetos aos canais de TV a cabo. Foto: Felipe Moura​


Com criatividade de sobra, o que faltava para muitos produtores locais era saber como apresentar as ideias aos canais. Durante a edição do Lab Catarina Criativa, profissionais como Newton Cannito, roteirista do filme Bróder e das séries Cidade dos Homens e 9mm, ministraram palestras de criação de roteiros para seriados televisivos e apresentaram um panorama do mercado atual. Toda a programação foi oferecida gratuitamente aos 66 autores e 21 produtoras que inscreveram 80 propostas de séries de animação, ficção e documentário.

- Conhecemos autores que desenvolveram ideias superbacanas para programas infantis e houve um contrato de parceria em cinco projetos que estamos tocando neste momento. Apresentamos propostas aos canais Gloob, PlayTV, TV Rá Tim Bum e ZooMoo e, neste mês, faremos uma nova reunião com dois deles. A previsão para os projetos saírem do papel é de pelo menos dois anos - conta Aline Belli, do Belli Studio, que tem no portfólio trabalhos de animação para as séries infantis Peixonauta e Meu Amigãozão.

A organização do Catarina Criativa planeja transformar a iniciativa em um instituto com atividades ao longo do ano. Uma  nova edição do laboratório deve acontecer neste segundo semestre.

Quem faz o Catarina Criativa

A iniciativa do Catarina Criativa é da Companhia de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (CODESC) em parceria com o Sindicato da Indústria Audiovisual de Santa Catarina (Santacine), Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Cinematográfica e do Audiovisual de Santa Catarina, Cinemateca, Sapiens Parque e Fundação CERTI.

Mercado em alta

No ano passado, o governo anunciou o maior investimento já feito no audiovisual do país: R$ 1,2 bilhão para o Brasil de Todas as Telas, programa criado pela Agência Nacional do Cinema (Ancine) em parceria com o Ministério da Cultura para capacitar profissionais e fomentar parcerias público- privadas em toda a cadeia produtiva de cinema.

Outra medida que trouxe otimismo aos realizadores e gerou demandas de produção é a Lei da TV Paga 12.485. Aprovada em 2011, ela determina que os canais a cabo reservem três horas e 30 minutos semanais do horário nobre à veiculação de produções brasileiras.

De acordo com dados divulgados em junho pela Ancine, que monitora a programação de 20 canais nacionais e internacionais, em média 84,8% da programação atual da TV paga no Brasil é estrangeira. O desafio dos produtores de conteúdo é convencer os canais de que o audiovisual made in Brasil é um bom negócio e ir além da cota estabelecida por lei.

Segundo a Ancine, a expectativa é que até 2020 o Brasil se torne o quinto maior produtor e consumidor mundial de audiovisual no cinema, televisão e novas mídias.

Marcelo Sabiá e Carolina Medeiros: Experiência de empreender um bistrô acabou rendendo a criação de uma série cômica para TV. Foto: Marcelo Sabiá​


Bistrô em Urubici

Desenvolvida em 13 episódios e ainda sem nome, uma série cômica é ambientada em Urubici, apresentando os acontecimentos de um bistrô recém- inaugurado. O casal de proprietários não tem experiência administrativa, mas quer transformar seu estabelecimento num local de destaque no meio gastronômico oferecendo, além de culinária brasileira diversificada, espaço para exposições, shows e ações culturais.

- Para nós, como autores, a experiência no Catarina Criativa foi muito importante. Obtivemos informações de pesquisas sobre a demanda dos canais de TV, além da oportunidade de ter uma consultoria com profissionais de grande projeção na área do audiovisual - observa Marcelo Sabiá.

Saiba mais sobre o Catarina Criativa em: www.catarinacriativa.org.br

DIÁRIO CATARINENSE
Reprodução / Reprodução

Tuca, o Mestre Cuca, desenvolvido pelo Belli Studio, de Blumenau, é um dos projetos desenvolvidos durante o Lab Catarina Criativa
Foto:  Reprodução  /  Reprodução


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