Notícias

Itapema FM  | 25/06/2015 07h32min

Projeto viabiliza passagem de produções teatrais catarinenses pela Ajote, em Joinville

Agenda começa neste sábado, com a apresentação da peça Otelo, da Persona Cia. de Teatro

RAFAELA MAZZARO  |  rafaela.mazzaro@an.com.br

Nem só de produções de seus integrantes se faz um teatro gerido por uma associação de companhias que se preze. A Ajote (Associação Joinvilense de Teatro), além de ser uma das poucas do Estado a ter seu próprio palco, compartilha o benefício – conquistado com muito suor, diga-se de passagem – com grupos de fora. Quem ganha, é claro, é o público, que a partir deste sábado poderá assistir produções catarinenses sem que elas necessariamente estejam em turnês pelo Estado.

A programação teatral coberta pelo Projeto de Manutenção do Galpão da Ajote, contemplado pelo mecenato do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec), traz quatro espetáculos, selecionados pela curadoria formada por representantes dos grupos associados. A premiação do Simdec possibilita a Ajote oferecer cachê e todas as despesas pagas para as companhias teatrais.

Leia mais matérias de cultura e variedades

As peças foram inscritas via edital, lançado neste ano. Os trabalhos foram pinçados entre as 17 candidatas inscritas. A largada com Otelo, da Persona Cia. de Teatro (Florianópolis), uma adaptação contemporânea da obra de Shakespeare, escrita em 1603. As demais apresentações ocorrem uma vez ao mês até setembro. Como contrapartida, cada grupo oferece um workshop de quatro horas. O curso da Persona, por exemplo, ocorre neste domingo e já está com todas as vagas preenchidas.

Apesar de ser um recorte, a versão catarinense de Otelo, dirigida e adaptada por Jefferson Bittencourt, procura manter a essência da obra original. O foco escolhido por Bittencourt é a ideia de ciúme, amor e ódio. Tais sentimentos são trazidos para a atualidade, por isso a peça se passa no contexto de uma empresa. A conturbada relação entre Otelo e sua esposa, Desdêmona, é trazida para dentro deste cenário, quando o presidente da companhia, ludibriado pela secretária, passa a desconfiar da companheira e é levado a uma situação limite.

– Optei por transferir para o universo de uma empresa, que causa empatia direta no público e é reconhecido com maior facilidade do que se fosse em um castelo, por exemplo – conta Jefferson, que pesquisou outras adaptações de Otelo.

O espetáculo da Persona foi contemplado pelos prêmios Funarte Myriam Muniz e Elisabete Anderle, ambos de 2013.

Programação extensa

Em julho, no dia 11, será a vez de A Caixa, da Cia. Mútua, de Itajaí, que já está recebendo inscrições para o workshop pelo e-mail ajote.producao@gmail.com.

Em 1º de agosto, Bárbara Biscaro, de Florianópolis, traz Récita – Tudo Aquilo que Chama a Atenção, Atrai e Prende o Olhar.

O último espetáculo previsto pelo edital será Esse Corpo Meu, da Téspis Cia. de Teatro, de Itajaí, em 12 de setembro.

Ainda em meio às apresentações do projeto de manutenção, o Galpão da Ajote recebe o Cena 12 — Mostra de Teatro de Joinville, de 21 a 29 de agosto, com a participação de seis grupos locais e três convidados.

Agende-se

O quê: Otelo, da Persona Cia. de Teatro
Quando: sábado, às 20h30
Onde: Galpão de Teatro da Ajote, na Cidadela Cultural Antarctica, rua 15 de Novembro, 1.383, em Joinville
Quanto: R$ 20. Ingressos antecipados à venda pelo site enjoyevents.com.br

A NOTÍCIA
Caio Cezar / Divulgação

Espetáculo é uma versão contemporânea de Shakespeare
Foto:  Caio Cezar  /  Divulgação


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.