Notícias

Itapema FM  | 24/06/2015 07h01min

Filme Romance Policial, de Jorge Durán, estreia nesta quarta-feira no FAM

Festival segue atraindo público para sessões gratuitas de cinema latino-americano

Sansara Buriti  |  buritisansara@gmail.com


Fazer um filme chegar até o público é um dos principais desafios de quem produz cinema fora do circuito comercial. Festivais como o Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM) continuam sendo uma importante janela de exibição para produções independentes, especialmente de curtas-metragens, formato que não encontra espaço nas salas comerciais.

Veja como foi a abertura do FAM

Além de conhecer produções curtas de países do Mercosul, o público do FAM compareceu em peso nas noites de segunda e terça-feira para a Mostra Curtas Catarinenses, onde a maioria das oito produções foi apresentada pela primeira vez na grande tela.

Outra mostra que está surpreendendo os organizadores pela presença significativa de público é a DOC-FAM.

- Mesmo sendo às 16h30min, as sessões estão lotadas. No sábado, o documentário catarinense Desculpe Pelo Transtorno - A História do Bar do Chico foi aplaudido de pé por 600 pessoas. Nesses momentos, a gente vê como o cinema é vivo, como ele toca as pessoas - conta Marilha Naccari, diretora de mostras do festival.

A experiência coletiva de assistir a um filme não termina nos créditos finais. Uma das coisas interessantes do festival é justamente o papo que rola logo após a sessão, no hall do Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina. Elogios e críticas desencadeiam discussões que iniciam com um cafezinho - cortesia do festival - e, muitas vezes, seguem na mesa do bar mais próximo.

A atração principal desta quarta-feira, às 21h, é o longa-metragem Romance Policial. Com direção e roteiro do chileno Jorge Durán, radicado no Brasil desde os anos 70, o filme traz o ator Daniel de Oliveira no papel de Antonio, um jovem funcionário público, com vocação para escritor, que viaja ao Deserto de Atacama em busca de inspiração para um conto.

A história muda de rumo quando Antônio, passeando pelo deserto, avista uma jovem fugindo e encontra um homem assassinado. O filme estreou no início do mês em circuito nacional e será exibido pela primeira vez em Florianópolis com a presença do diretor.

Durán é conhecido por roteirizar importantes filmes do cinema brasileiro como Pixote, a Lei do Mais Fraco (1981) e O Beijo da Mulher Aranha (1984). O cineasta também dirigiu A Cor do Seu Destino (1986), Proibido Proibir (2006) e Não Se Pode Viver Sem Amor (2010).

Boa ação

Pela primeira vez, as crianças do Hospital Infantil Joana de Gusmão participaram do FAM.  Na tarde de ontem, os organizadores levaram até o hospital uma programação especial para a garotada. O público do festival também pode proporcionar mais alegria aos pequenos. Na secretaria do FAM, que fica no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, são aceitas doações de lápis de cor, massinha de modelar e livros.

Zelito aqui

Na sexta-feira, às 19h50min, o cineasta Zelito Viana, 77, estará em Florianópolis para receber homenagem do FAM. A cerimônia acontece às 19h50min, no Auditório Garapuvu. Zelito dirigiu mais de 50 filmes e produziu obras de Cacá Diegues, Eduardo Coutinho, Glauber Rocha e Walter Lima Junior. Nascido em Fortaleza, no Ceará, Zelito é pai do ator Marcos Palmeira.

Impressões de quem já foi ao FAM

"Fiquei bem feliz em ver o filme Das Profunzedas, de Penna Filho. Conhecia o Penna desde os anos 90 e sei da importância política do cinema que ele fazia. Foi interessante poder ver o último trabalho deixado por ele."

Adriane Canan, jornalista e roteirista

"As sessões dos curtas têm sido especiais. O documentário Dona Bilica - Naquele Tempo, dirigido por Renato Turnes, me emocionou muito. Conheço a Vanderleia Will há muito tempo, fizemos teatro juntas. Querida Alice também é especial, pois foi dirigido pelo Leandro Waltrick, que foi meu aluno quando era pequeno."

Eliane Carpes, atriz


"Eu fui na abertura do FAM e adorei A História da Eternidade, de Camilo Cavalcante. Fiquei tocada com a singeleza do filme. Gosto das escolhas do FAM, já tive a oportunidade de ver muitos filmes importantes aqui."

Sandra Alves, diretora de cinema

"É a primeira vez que venho. Estou muito contente em ver um festival que promove o intercâmbio entre os países do Mercosul, e ainda abre espaço para debater políticas para desenvolver a produção audiovisual na América Latina."

Marco Aurélio Ribeiro, documentarista e presidente da Associação Curta Minas ABD-MG

"Acompanho o FAM desde a primeira edição, quando era no Cecomtur e depois no CIC. É emociante participar como espectador, como ator e realizador. É um evento feito por gente guerreira, que acredita que o cinema é relevante e pode falar sobre as pessoas da nossa terra e do nosso tempo."

Renato Turnes, ator e diretor de cinema

Programação

Quarta 24 de junho

9h30min - Mostra Infantojuvenil

14h - Mini-Curso: séries e webséries

14h30min - Mostra Infantojuvenil

16h30min - Doc-FAM, O Gigantesco Ímã - Rodado no sertão pernambucano, o cotidiano criativo de Evangelista Ignácio de Oliveira é a matéria-prima para o documentário.

19h Mostra de Curtas Mercosul

21h Mostra de Longas Mercosul - Romance Policial (BR)

Quinta 25 de junho

9h30min - Mostra Infantojuvenil

12h30min - Mostra Preferência do Público

14h30min - Mostra Infantojuvenil

16h30min Doc-FAM - A Batalha de Maria Antônia. O filme trata do confronto entre estudantes da Faculdade de Filosofia da USP e da Mackenzie, em 1968. Além do incêndio e destruição do prédio da USP, um secundarista foi morto.

19h - Mostra de Curtas Mercosul

21h - Mostra de Longas Mercosul: El Hijo Buscado (AR). Após anos enfrentando a burocracia judicial para uma adoção, um jovem casal descobre a possibilidade de adotar um bebê na província de Misiones.


Sexta 26 de junho

16h30min - Doc-FAM - Naturaleza Moderna (BRA,ECU,SKN): até o ano 2050, haverá, aproximadamente, 10 bilhões de pessoas no planeta. Precisamos de uma revolução genética para alimentar o mundo? Produção orgânica é a solução viável? O doc levanta estas questões.

18h - Mostra de Longas Mercosul - Um filme francês (BR). Léo vai fazer seu primeiro filme. Suas grandes inspirações são o cinema francês e a cidade do Rio de Janeiro.

20h Premiação e Encerramento

21h Mostra de Longas Mercosul - El 5 de Talleres (UY). Patón Bonassiolle, capitão do time de Talleres de Remédios de Escalada, se dá conta de que sua carreira futebolística está chegando ao fim. Aos 35 anos, junto com a namorada Ale, ele procura um novo começo para sua vida.

Informações: famdetodos.com.br
Onde: todas as exibições são no Centro de Eventos da UFSC, em Florianópolis

DIÁRIO CATARINENSE
Elizabeth Escobar / Divulgação

Daniel de Oliveira no filme Romance Policial, de Jorge Durán
Foto:  Elizabeth Escobar  /  Divulgação


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.