Notícias

Itapema FM  | 16/06/2015 07h06min

Exposição de Miró em Florianópolis terá presença de neto do pintor

Joan Punyet Miró estará na abertura da mostra, dia 10 de setembro, no MASC

Sansara Buriti  |  buritisansara@gmail.com

A maior exposição dedicada ao artista espanhol Joan Miró (1893-1983) será aberta ao público de Florianópolis com uma presença especial. Inicialmente agendada para 2 de setembro, a exposição foi adiada para o dia 10, pois o neto do pintor surrealista, Joan Punyet Miró, faz questão de participar da abertura no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC). Responsável por trazer obras inéditas ao Brasil, ele conversará com o público sobre a obra do avô.

Leia mais notícias sobre artes plásticas

Ao todo, 112 obras serão expostas: 41 pinturas, 22 esculturas, 20 desenhos, 26 gravuras e três objetos (começo de esculturas), além de fotografias sobre a trajetória do gênio catalão. As peças pertencem à Fundação Joan Miró, de Barcelona, e também à coleções particulares.

A exposição está atualmente em cartaz no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, onde abriu em 24 de maio e fica até 16 de agosto. Só São Paulo e Santa Catarina recebem a mostra.

Para receber a exposição, funcionários do MASC e de empresas terceirizadas de limpeza e segurança serão especialmente capacitados pelo curador Paulo Miyada e por Ana Luiza Bringuente, coordenadora de ação educativa do Instituto Tomie Ohtake, diante da responsabilidade de receber uma mostra deste porte. A montagem será feita pelo Instituto Tomie Ohtake, juntamente com a Fundação Miró -  instituições que trouxeram a exposição ao Brasil, mas a equipe técnica do MASC deverá acompanhar.

- Essa exposição é muito importante, estamos esperando público não só de Santa Catarina, mas também de outros Estados - conta Marina Tavares, do Studio de Ideias, produtora da exposição na Capital.

Joan Miró - A Força da Matéria está dividida em três blocos representativos da vida do artista.
Anos 30 e 40:  Apresentam pinturas e desenhos da época da Guerra Civil Espanhola e da Segunda Guerra Mundial. É também o período em que Miró começa a trabalhar com colagens e sobreposições de materiais.
Anos 50 e 60: Revelam a presença de diversas técnicas e experimentação na escultura.
Anos 70:  Neste período, uma importante coleção de gravuras indica a destreza do artista a desafiar os padrões da técnica.

Miró participou das vanguardas artísticas que movimentaram a vida cultural espanhola no início do século XX. Suas obras são conhecidas pelo colorido intenso.

Agende-se

O quê: exposição Joan Miró - A Força da Matéria
Quando: de 10 de setembro a 14 de novembro
Onde: Museu de Arte de Santa Catarina - Masc (Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5.600, Agronômica, Florianópolis)
Quanto: gratuito
Informações: www.masc.sc.gov.br e (48) 3664-2629


 

DIÁRIO CATARINENSE
Successión Miró,Miró,Joan AUTVIS,Brasil,2015 / Successión Miró,Miró,Joan AUTVIS,Brasil,2015

Homem, mulher, pássaro. Joan Miró (1959)
Foto:  Successión Miró,Miró,Joan AUTVIS,Brasil,2015  /  Successión Miró,Miró,Joan AUTVIS,Brasil,2015


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.