A arte urbana é a linha estética escolhida para o cartaz do 33º Festival de Dança de Joinville, e o convidado para desenvolver a criação exclusiva para o evento foi Luis Flávio Trampo, um dos mais conceituados artistas do grafite brasileiro. Para a criação da obra, que recebe o título de Ar, Água e Fogo, Trampo escolheu trabalhar com pássaros, que são seu ícone pessoal, uma espécie de assinatura própria da arte urbana, que em muitas obras, como esta criada para o Festival de Joinville, junta-se à sua pesquisa geométrica e estudos de campos de cor.
Trampo atua como muralista, tatuador, grafiteiro, ilustrador e conta com uma longa jornada como artista em Porto Alegre, desenvolvendo seu trabalho desde a década de 90. Autodidata, já expôs em diversos lugares institucionais do campo artístico nacional, museus conceituados e galerias emergentes. Neste projeto com o Festival de Joinville, o artista utiliza uma técnica tradicional e precisa, bem conhecida do universo da street art mundial: a stencil art – com moldes vazados, desenhados e recortados em papel com estilete.
– Na tela, fiz a reunião de alguns elementos de pesquisa do meu trabalho artístico, utilizando formas geométricas, texturas e desenhos de três bailarinas representando os elementos da natureza: ar, água e fogo – explica.
O 33º Festival de Dança de Joinville será realizado de 22 de julho a 1º de agosto.
A NOTÍCIA