Itapema FM | 13/06/2015 12h01min
Desde a estreia da TV no Brasil, em 1950, os programas de culinária estão inseridos nas grades das emissoras. Mas, de uns anos para cá, houve um boom de produções dedicadas à gastronomia, dos pratos mais simples aos mais sofisticados.
Muitos devem lembrar das receitas ensinadas por Ofélia Anunciato (1924 — 1998) que, por quase 30 anos, comandou o Cozinha Maravilhosa de Ofélia, na Bandeirantes. No entanto, se nos primórdios esse tipo de atração estava restrito a programas femininos, agora eles são democráticos. Homens e mulheres, adultos e crianças: há espaço para todo mundo nesse nicho televisivo.
"Chef's Table" aposta em histórias de gente que trata a culinária como arte
Ticiano Osório: "Quero ser jurado de reality show"
Cruzeiro com ex-participantes do reality show "Top Chef" parte em novembro
Em recente debate na TV Brasil, a chef Carla Pernambuco, que já apresentou programas na TV, teceu uma tese interessante sobre a proliferação da gastronomia em canais abertos e fechados:
— Culinária virou quase como o futebol no Brasil. Todo mundo entende e todo mundo tem uma receita para ensinar.
O leque é variado. Vai de reality shows, como a franquia Masterchef, aos tradicionais programas de receitas, como os dos chefs britânicas Nigella Lawson e Jamie Oliver. A febre por atrações de gastronomia é tanta que, em outubro do ano passado, chegou ao Brasil o Food Network, canal especializado em culinária e comportamento (disponível na operadora Sky). ZH apresenta um cardápio de boas opções para quem curte aprender e degustar gastronomia pela TV.
OS PREFERIDOS DOS ESPECIALISTAS
Chef's Table - Netflix
Tatiana Tavares - Editora do Destemperados
"Com uma narrativa que segue um pouco a fórmula de uma novela, em que o personagem precisa passar por desafios para chegar à tão aguardada felicidade, Chef's Table prende a atenção do espectador. Queremos ver o que está por trás da fama e da culinária de chefs renomados. Cozinheiros ao nosso redor dirão que a quase exagerada produção mascara problemas comuns a um restaurante, mas como não somos profissionais podemos apenas nos divertir assistindo à construção de pratos ousados."
The Taste Brasil - GNT
Floriano Spiess - Chef de cozinha, dono do restaurante Floriano Spiess — Cozinha de Autor
"Adoro os programas do Claude Troisgros, e esses de desafio me chamam especialmente a atenção. Pelo fato de ser brasileiro, falou diretamente para a realidade do país, usando produtos daqui. Os demais programas, em versões estrangeiras, são bons, mas falam de outras culturas. Os mentores desafiaram os competidores a usar a brasilidade nos pratos. Esse é o grande trunfo. Mesmo tendo um direcionamento um pouco mais refinado, acabou caindo no gosto popular."
Cozinha Prática - GNT
Bete Duarte - Editora do site Saborosa Viagem
"Entre tantos programas de gastronomia que tomam conta da telinha, um em especial chama minha atenção: o Cozinha Prática com Rita Lobo, no GNT. Principalmente nesta temporada, na qual a chef faz uma campanha contra a gourmetização. Em cada um dos episódios, Rita ensina como utilizar ingredientes básicos, como temperos, frango, arroz e feijão. Quem não sabe cozinhar pode aprender, e quem já sabe pode aproveitar as muitas dicas apresentadas pela chef, que usa várias técnicas."
* TVSHOW
ZERO HORA
De reality show a programas tradicionais, TV oferece muitas opções de programas de culinária
Foto:
Montagem sobre fotos
/
Divulgação
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - ©
2009
clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.