Itapema FM | 10/06/2015 17h31min
Boa música, descontração e alegria: foi essa a mistura que fez do Jurerê Jazz Festival deste ano um grande sucesso de público e crítica. Considerado um dos mais importantes festivais do Brasil e o maior em duração, o evento contabilizou uma plateia de mais de 50 mil espectadores, que prestigiaram as 48 apresentações que aconteceram de 29 de abril a 18 de maio em teatros e espaços públicos de Florianópolis. Foram 185 músicos, sendo 91 de Santa Catarina, englobando nove países representados: Brasil, Israel, Estados Unidos, França, Argentina, Cuba, Itália, Suécia e Espanha. A produção contou com cerca de 60 pessoas - além da equipe direta do festival, técnicos dos teatros, tour managers, engenheiros de som e de luz e seguranças. O investimento total foi de cerca de R$ 700 mil, viabilizados através de 18 patrocinadores e apoiadores, com recursos próprios e a venda de ingressos.
O show do Buena Vista Social Club foi o mais concorrido, com a bilheteria esgotada em apenas 15 dias, em fevereiro. A apresentação, que aconteceu no Teatro Ademir Rosa no dia 18 de maio, encerrou o evento da melhor forma possível: com a energia e a animação da música cubana. Um dos momentos mais emocionantes do show foi a entrada de Omara Portuondo, que, no alto de seus 84 anos, mostrou porque continua sendo uma das estrelas da orquestra. Com vitalidade, a diva da música cubana dançou e interagiu com o público, que a acompanhou com palmas para logo depois, a pedido da cantora, levantar das poltronas e dançar. As performances de outros integrantes da orquestra, entre eles Jesus "Aguaje" Ramos (líder da banda e trombonista), do maestro Guajiro Mirabal (trompete), Barbarito Torres (alaúde), além do jovem e prodigioso pianista Rolando Luna e do cantor Carlos Calunga, também foram muito aplaudidas. Madeleine Peyroux foi outra grata surpresa para o público, que também lotou o Teatro Ademir Rosa no dia 16 de maio. O clima intimista do show, resultado do repertório e da composição da banda – trio com voz/violão, baixo acústico e guitarra – foi quebrado pela cantora que, super à vontade no palco, brincou e fez questão de conversar com o público em português. O resultado foi uma bela conexão entre a plateia e Madeleine, que ao final declarou no microfone que foi um prazer conhecer o público de Florianópolis e que tinha adorado aquele momento. Outro show que vai ficar na história do Jurerê Jazz Festival foi o do Blues Etílicos, que lotou o Jurerê Open Shopping. Considerada a marca mais forte do blues nacional e a banda há mais tempo em atividade nesse segmento, completando 30 anos de carreira em 2015, o grupo agitou a noite do dia 9 de maio em Jurerê Internacional.
O palco principal do Jurerê Jazz Festival foi Jurerê Internacional, com apresentações no Jurerê Open Shopping e no Il Campanario Villaggio Resort. Foi nestes dois espaços que aconteceu a maioria dos shows gratuitos, atraindo um amplo público de todas as idades. Nas quintas-feiras durante o festival, o Il Campanario foi a sede das jam sessions. Nesses dias, os músicos do evento se apresentaram livremente, deram uma canja de seus trabalhos, tocaram em parceria com diversos artistas, em um verdadeiro show de talentos. No dia 17 de maio, durante o show Luiz Gustavo Zago Convida Walmir Gil, o público presente foi surpreendido pela participação de alguns músicos da orquestra Buena Vista Social Club, que estavam hospedados no hotel; com destaque para Barbarito Torres, que tocou alaúde, e o pianista Rolando Luna. No Jurerê Open Shopping, os shows aconteceram nas sextas, sábados e domingos. Foram 17 apresentações, com destaque para bandas locais, mas incluindo grandes músicos nacionais – Jorginho do Trompete e Blues Etílicos –, além do guitarrista sueco Ulf Wakenius.
Além do festival, o Jurerê Jazz mantém uma programação permanente de shows ao longo do ano - no dia 4 de julho, acontece o show de Lenine no P12, em Jurerê Internacional. A 6ª edição do evento também já tem data para acontecer: de 28 de abril a 15 de maio de 2016. Entre as atrações confirmadas estão Carlos Malta e Pife Muderno, Gabriel Grossi, Claudio Sander e Thiago Espírito Santo.
ITAPEMA SC
O Buena Vista Social Club foi uma das principais atrações do evento
Foto:
Tadeu Vilani
/
Agencia RBS
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - ©
2009
clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.