Notícias

Itapema FM  | 10/06/2015 07h03min

Festival Varilux exibe 16 filmes franceses em seis cidades de Santa Catarina

De 10 a 17 junho, festival pretende levar mais de 110 mil pessoas aos cinemas brasileiros

Sansara Buriti  |  buritisansara@gmail.com

Filmes recentes que alcançaram êxito de público e bilheteria na França chegam às telas do Brasil a partir de hoje. A edição 2015 do Festival Varilux de Cinema Francês apresentará 16 produções em 50 cidades, seis delas em Santa Catarina: Florianópolis, Balneário Camboriú, Blumenau, Itajaí, Tubarão e Chapecó. A expectativa é levar mais de 110 mil pessoas aos cinemas brasileiros ao longo de uma semana.

Entre os destaques da programação está o filme De Cabeça Erguida, que abriu o Festival de Cannes no mês passado. A história de um jovem que desde os seis anos comete pequenos delitos e enfrenta problemas com a polícia traz no elenco Benoît Magimel e Catherine Deneuve, uma das mais respeitadas atrizes do cinema francês. Fenômeno de bilheteria em 2014 com mais de 15 milhões de espectadores na França, Que Mal Eu Fiz a Deus?, de Philippe de Chauveron, trata de maneira bem-humorada as diferenças de nacionalidade e religião dentro de uma família.

A animação Asterix e o Domínio dos Deuses, inspirada na série de histórias em quadrinhos criada em 1959, promete encantar o público infantil durante sessões educativas gratuitas.

- Sejam de amor, comédia ou de temática social, os filmes podem explicar o ponto de vista dos franceses sobre temas como racismo, desemprego, feminismo. São uma representação da atualidade criativa da França e contribuem para a promoção do país - acredita Gilles de La Bourdonnaye, diretor geral da Aliança Francesa em Florianópolis, instituição que colabora com a divulgação do evento em Santa Catarina.

Além de apresentar a cultura da França em diversos aspectos, o Festival Varilux também é uma boa oportunidade para os estudantes da língua treinarem os ouvidos e ampliarem o vocabulário. Hoje, em Blumenau, um grupo de 70 alunos da Aliança Francesa vai acompanhar a pré-estreia de Que Mal Eu Fiz a Deus?

- Gosto muito do cinema francês, acho bonito, delicado. Em Blumenau é difícil encontrar gente para praticar, por isso programações como essa são uma maneira de estar em contato com o idioma - conta a estudante Juliana Finardi.

Consulte ao lado os locais de exibição no Estado. Em variluxcinefrances.com está disponível a programação completa em todas as cidades do país que recebem o evento.

Agende-se

O quê: Festival Varilux de Cinema Francês
Quando: 10 a 17 de junho
Quanto: os valores variam de acordo com os ingressos praticados pelos cinemas

Confira os locais:

Florianópolis - Cine Espaço Beiramar, no Shopping Beiramar (Rua Bocaiúva, 2.468, Centro) e Paradigma Cine Arte (Rod. SC-401, 8.600, bloco 8, Santo Antônio Lisboa)

Balneário Camboriú: Arcoplex Atlântico (Av. Brasil, 1.271, Centro)

Blumenau: Arcoplex Shopping Park Europeu (Rua Sete de Maio, 1.600, Itoupava Norte)

Itajaí: Arcoplex Itajaí (Rua Samuel Heusi,234, Centro)

Tubarão: Espaço Farol de Cinema (Av. Marcolino Martins Cabral 2.525, Vila Moema)

Chapecó: Arcoplex Patio Chapecó (Av. Fernando Machado, D 4000, Líder)

Veja trailers de filmes da programação:

De Cabeça Erguida

Que Mal Eu Fiz a Deus?

Asterix e o Domínio dos Deuses

DIÁRIO CATARINENSE
Festival Varilux / Divulgação

Filme De Cabeça Erguida, de Emmanuelle Bercot, faz parte da programação do Festival de Cinema Varilux 2015.
Foto:  Festival Varilux  /  Divulgação


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.