Notícias

Itapema FM  | 07/06/2015 15h18min

Terceira geração do TT, coupé premium da Audi, alia estabilidade, conforto e segurança

Uma das novidades do modelo é o virtual cockpit, que exibe gráficos com riqueza de detalhes

Jean Balbinotti  |  jean.balbinotti@an.com.br

Estabilidade, conforto e segurança. É neste tripé que a terceira geração do TT, coupé premium da Audi, cativa novos clientes. Lançado em 1998, o veículo chega à sua terceira geração repleto de novidades. Uma delas – e talvez a que mais chama a atenção – é o virtual cockpit. Ele fica posicionado no painel de instrumentos e faz com que o motorista tenha todos os comandos ao alcance das mãos.

O painel de instrumentos é 100% digital e programado para o motorista. O display de 12,3 polegadas exibe todas as informações com riqueza de detalhes. Os gráficos brilhantes e os efeitos detalhados impressionam. Nele, o motorista pode escolher a visão clássica, com os marcadores de velocidade e desempenho tradicionais, ou o modo progressivo, com mapas de navegação e mídia em destaque.

— Esse painel é todo focado no motorista, dá a sensação de personalidade. Eu vejo o que eu quero ver — diz Ramiro Nascimento, gerente da Audi Center Joinville.

Além da tecnologia, o TT Coupé é sinônimo de segurança. As respostas ao volante são rápidas e permitem mudanças bruscas de condução sem risco de perder a estabilidade. Isso se faz necessário em um carro com motor turbo de 230 cavalos de potência e que acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos.

Projetado para levar dois ocupantes, o TT coupé pode transportar mais duas pessoas no banco de trás com conforto, mas em um espaço reduzido. Na configuração Ambition, a top de linha, o carro traz sistema de navegação, ar-condicionado automático, drive select, faróis full led, pacote de luzes e rodas de alumínio de 19 polegadas.

Em relação à geração anterior, o novo TT perdeu 50 kg – agora, pesa 1.230 kg – a partir do uso de cinco tipos de aço e três tipos de alumínio na montagem da carroceria. Assim, houve um reforço na segurança sem perder a estabilidade em situações de risco. No tráfego urbano, o esportivo também se comporta muito bem. O nível de ruídos, mesmo em ruas com piso irregular, é baixo.

Outras novidades são o comando de voz do rádio, que aceita ordens mais complexas mesmo em movimento, e o controle de velocidade de cruzeiro (piloto automático), que alerta o motorista quando há a possibilidade de ultrapassar o limite da rodovia.

Oferecido em duas versões, o modelo é capaz de seduzir tanto o público mais jovem, que gosta de respostas rápidas ao volante, quanto o público mais conservador, que prioriza o conforto e a segurança. Os preços partem de R$ 209,9 mil (Attraction) e podem chegar a R$ 229,9 mil (Ambition).

Por enquanto, a procura tem agradado. Desde que desembarcou em Santa Catarina, há cerca de duas semanas, sete unidades foram vendidas, duas delas em Joinville.

Uma nova loja em Joinville

Em alta no segmento premium do mercado automotivo, o Grupo Audi vai inaugurar uma nova loja em Joinville no ano que vem. Segundo o diretor comercial da marca em Santa Catarina, Marcos Reis, o objetivo é atender à demanda de clientes de municípios próximos com mais conforto e tranquilidade.

— A crise no setor é muito subjetiva e não afetou a estrutura que nos interessa. Muitos clientes estão migrando do segmento premium intermediário para o premium top, e isso nos favorece — explica Reis.

Em Santa Catarina, o Grupo Breitkopf é o revendedor oficial da marca e tem lojas em Blumenau (sede), Florianópolis, Joinville e Criciúma. O montante que será investido e a localização da nova loja ainda são guardados em segredo, mas Reis antecipou que o conceito e a estrutura serão parecidos aos da concessionária de Blumenau.

— A nova loja terá padrão internacional e ficará em Joinville, um mercado muito importante para nós — destaca Reis.

De acordo com fontes ligadas ao Grupo Breitkopf, ainda não está definido o futuro da loja atual da marca, instalada há cinco anos no bairro Saguaçu. Ela é considerada pequena e, pelo espaço disponível, não comporta uma expansão. Neste caso, áreas com potencial estratégico estão sendo avaliadas na cidade. A previsão é de que o anúncio e o início das obras ocorram ainda neste ano. 

Com uma unidade de produção em São José dos Pinhais (PR), onde serão produzidos o A3 sedã, com lançamento previsto para este ano, e o SUV Q3, para 2016, a Audi Center de Joinville teria posição estratégica para a marca. Vale lembrar que um dos principais concorrentes da Audi no segmento premium é a BMW, que tem fábrica em Araquari e uma concessionária – Top Car – instalada às margens da BR-101, em Joinville.

A NOTÍCIA
Rodrigo Philipps / Agencia RBS

Nova versão alia design arrojado e traz algumas novidades, como o virtual cockpit
Foto:  Rodrigo Philipps  /  Agencia RBS


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.