Notícias

Itapema FM  | 06/06/2015 10h46min

Mostra de Cinema Infantil entra na discussão da lei que obriga a exibição de filmes nacionais nas escolas

Encontro neste sábado (06) em Florianópolis trata da regulamentação da Lei 13.006, do senador Cristovam Buarque

Luiza Lins  |  Diretora da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis

A criação de um grupo de trabalho por secretarias do Ministério da Cultura para formalizar a regulamentação da Lei 13.006, do senador Cristovam Buarque, que obriga a exibição de cinema nacional nas escolas, é o ponto mais importante da pauta do Encontro Nacional de Cinema Infantil, que ocorre neste sábado (06), às 14h30min, no Centro Administrativo do Governo do Estado, na Capital.

Teatro cheio na abertura da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis
Confira a programação do primeiro fim de semana

A lei prevê a exibição mensal de duas horas de filmes em escolas públicas e particulares do ensino básico. O Encontro faz parte da programação da 14ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis e terá a participação de dois secretários do Ministério da Cultura – Pola Ribeiro, do Audiovisual, e Juana Nunes, de Formação Artística e Cultural –, de representantes do Ministério da Educação e da Agência Nacional de Cinema, além de professores e realizadores de cinema.

Ao reunir um conjunto de dirigentes e profissionais para discutir a regulamentação da lei, a Mostra estabelece um passo decisivo para implantar efetivamente o mecanismo e fazer o cinema chegar às crianças e adolescentes. O fato de a exibição ser obrigatória pode ser polêmico, mas cabe ao governo preparar os professores para que a lei sirva para formar novas plateias para o cinema nacional e ao mesmo tempo torne a vivência escolar mais agradável.

É importante observar que em sociedades audiovisuais como a que vivemos, é fundamental dominar essa linguagem para se transitar em diferentes situações da vida. O exercício de ler um filme é uma maneira de exercitar outros âmbitos da linguagem. Estamos muito habituados a valorizar o código escrito, mas ver e analisar um filme ainda é algo pouco exercitado, e o cinema pode ser uma peça fundamental para a leitura da sociedade em que vivemos.

Conforme está previsto no próprio texto da lei, a ausência de arte na escola reduz a formação dos alunos e diminui as chances de que sejam usuários de bens e serviços culturais na vida adulta. A exibição tem também o propósito de levar para os estudantes uma cinematografia praticamente desconhecida. Com a prática da lei, eles poderão acessar um cinema em que se reconhecerão na tela.

Mas realizar a exibição desses filmes será um desafio. Precisamos de um período de adaptação para que sejam organizadas salas de cinema nas escolas com um ambiente escuro e aquisição de equipamentos. Nesse processo, a participação do MinC e do MEC vai ser fundamental. É preciso também que os governos dos Estados e dos municípios adotem essa ideia como um programa para a formação educacional mais ampla.

Com os filmes nas escolas vamos ter a possibilidade de contribuir culturalmente para a formação social da criança e do adolescente, oferecendo novos parâmetros para reflexão e entendimento da realidade brasileira.

DIÁRIO CATARINENSE
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.