Itapema FM | 05/06/2015 07h03min
Mais de 60 curtas e longas-metragens serão exibidos de 5 a 14 de junho na Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. Pioneira no Brasil, ela chega à 14a edição levando ao público produções independentes que raramente chegam ao circuito comercial. Mais de 400 mil crianças já passaram pelo evento, que ao longo dos anos consolidou-se como um espaço para divertir, educar e ainda discutir o desenvolvimento da produção cinematográfica no país.
Veja os trailers dos filmes catarinenses que abrem a Mostra
Mostra de Cinema Infantil divulga filmes selecionados
Dois secretários do Ministério da Cultura participam amanhã de um debate com produtores de cinema e professores sobre a regulamentação da lei que obriga a exibição de filmes nacionais nas escolas.
- Se houver investimento no cinema infantil, naturalmente o cinema brasileiro será mais valorizado. A criança que cresce tendo acesso, provavelmente será um adulto interessado por essa arte - acredita Luiza Lins, idealizadora e diretora da Mostra.
Vanessa Sandre, 25 anos, é um exemplo disso. Frequentadora do evento há várias edições, ela apresenta nesta sexta (5) o curta Nuvem, projeto de conclusão da graduação em Cinema na UFSC e premiado pelo edital da Cinemateca.
- A Mostra foi bem importante na minha formação, por isso fico feliz em estrear o filme em Florianópolis neste evento - afirma Vanessa.
Gravado no pequeno município de Santa Rosa de Lima, o filme traz para a tela a história de uma menina que sonha em ter um pedaço de nuvem.
Lucas de Barros, que já trabalhou na Mostra como editor de imagens, estreia o curta Nham Nham - A Criatura. Vencedora do edital Curta Criança, a produção catarinense da Novelo Filmes é sobre um menino de 9 anos que tem de lidar com a separação dos pais, a mudança para outra cidade e o surgimento de um novo amigo - o urso Nham Nham.
- O filme é para crianças e adultos. Dentro da história existem várias camadas de interpretação, mas a ideia central é mostrar que esquecer não é a melhor maneira de encarar situações difíceis - conta Lucas.
Além de curtas brasileiros que abrem a programação no Teatro Pedro Ivo, o primeiro fim de semana terá a exibição de três longas. Sábado (6), às 14h, ocorre a sessão de As Aventuras do Avião Vermelho, de Frederico Pinto e José Maia, baseado em um conto do escritor Érico Verissimo. Às 18h, o público adolescente poderá conferir O Segredo dos Diamantes, de Helvécio Ratton, sobre um jovem que tenta salvar a vida do pai. No domingo (7), às 10h, será a vez da bela animação francesa Kiriku, Os homens e As mulheres, de Michel Ocelot.
O evento também conta com oficinas gratuitas de games, produção audiovisual, sala de leitura da Biblioteca Barca dos Livros e apresentações musicais no Palquinho da Mostra, sempre aos fins de semana. A cantora Fortuna fará o encerramento, no dia 14, com o show Tic Tic Tati, trazendo músicas de Hélio Ziskind, do programa Cocoricó, da TV Cultura, inspiradas em textos da escritora infantil Tatiana Belinky.
Agende-se
O quê: Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis
Quando: de 5 a 14 de junho
Onde: Teatro Pedro Ivo (Rod. SC-401, Km 5, 4.600, Saco Grande, Florianópolis)
Quanto: gratuito para as sessões de cinema. Escolas devem fazer agendamento pelo e-mail agendamento@mostradecinemainfantil.com.br ou pelo telefone (48) 9148-7072
Informações e programação completa: mostradecinemainfantil.com.br
Nham Nham - A criatura, dirigido por Lucas de Barros, estreia nesta sexta-feira na Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.
Foto:
Novelo Filmes
/
Divulgação
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - ©
2009
clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.