Notícias

Itapema FM  | 03/06/2015 21h01min

Conheça 10 estudos da última década no mundo da astronomia

Professores da UFRGS listaram descobertas de destaque na área

Nathália Carapeços  |  nathalia.carapecos@zerohora.com.br

1 – Hoje conhecemos quase dois mil planetas fora do Sistema Solar, chamados de planetas extra-solares. Isso mostra que há mais planetas dentro da nossa galáxia do que se imaginava e talvez seja possível encontrar algum astro como a Terra.

Em vídeo, astrofísico explica estudo feito por equipe da UFRGS sobre os braços da Via Láctea

 

2 – Água foi detectada em muitas luas e planetas do Sistema Solar. Em 2012, a sonda Messenger, da Nasa, mostrou que Mercúrio é um desses astros. Já na Lua, em outubro de 2009, o satélite da Nasa LCROSS encontrou pequenas moléculas de água. Europa, Callisto e Ganimedes, que são luas de Júpiter, também abrigam água, além de Encéfalo, pequena lua de Saturno (foto abaixo) – as confirmações ocorreram este ano. Essas descobertas aumentam as chances de encontrar vida fora da Terra e passam a fazer parte dos possíveis lugares para migrações do ser humano futuramente.

3 –
No início desse ano, foi descoberta a formação de estrelas muito longe do disco da nossa Galáxia, a cerca de 16 mil anos luz. Esse estudo contribui para traçar a estrutura e evolução da Via Láctea. A formação estelar tão longe do disco não era esperada.

4 – Hoje conhecemos mais de dois mil asteroides no cinturão de Kuiper (além de Plutão). As descobertas estão concentradas depois dos anos 2000, e é importante saber a origem desses elementos para entender melhor a formação da Via Láctea como um todo.

Estudo de equipe da UFRGS sobre os braços da Via Láctea ganha divulgação da Nasa
Expedição revela mundo escondido dos plânctones
Veja como um dinossauro vira fóssil e como um fóssil vira dinossauro
Porto Alegre recebe fórum de pessoas que relatam ter visto extraterrestres

5 –
Já descobrimos mais de 10 mil asteroides próximos à Terra, que são potencialmente perigosos – as descobertas se concentram após os anos 2000 por causa do desenvolvimento tecnológico. Isso envolve diretamente a segurança do planeta, pois eles podem se chocar contra a Terra. Os estudos contribuem para entender como se proteger.

6 – Os relógios mais precisos do universo são algumas anãs brancas (último estágio de uma estrela como o sol). Funcionam como contadores de tempo, dando indicações da origem do universo.

7 – Buracos negros massivos estão presentes nos centros de galáxias. O estudo se desenvolveu a partir dos anos 2000. Conhecendo detalhes das galáxias, é possível estudar a sua evolução.

8 – Foram encontradas fortes evidências da expansão acelerada do universo. Isso nos permite estimar a massa e a composição do universo. Essas descobertas agregam informações ao modelo do universo, que ainda não é claro.

9 – Ocorreu uma "chuva" de galáxias anãs na Via Láctea no último bilhão de anos _ os estudos datam de 2005. Uma fração significativa da massa da nossa galáxia poderia ter sido criada por esse mecanismo, como se essas galáxias anãs fossem agregadas pela Via Láctea e passassem a fazer parte da sua estrutura, contribuindo para a sua evolução. Esse é um novo norte sobre como ocorreu a estruturação da Via Láctea.

10 – O Cerro do Jarau, no município de Quaraí, é uma das 300 crateras de impacto conhecidas no planeta. Estudos de 2012 mostram que o impacto ocorreu há 107 milhões de anos _ essa cratera é uma das poucas brasileiras nesse tamanho. Agora, é possível desenvolver mais pesquisas para entender detalhes do impacto e de suas consequências no geral.

Fontes: professores do Departamento de Astronomia do Instituto de Física da UFRGS Eduardo Bica e Charles Bonatto.

ZERO HORA
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.