Notícias

Itapema FM  | 22/05/2015 13h12min

HBO estreia domingo "Magnífica 70", sua nova série brasileira

Censor da ditadura militar se apaixona pelo universo dos filmes da Boca do Lixo em “Magnífica 70”, primeira série de época da HBO no Brasil

Priscila De Martini  |  priscila.martini@zerohora.com.br

Subversivo. Imoral. Um amontoado vulgar de cenas de sexo. Os adjetivos negativos não eram poupados por Vicente, em seus relatórios, para descrever os filmes brasileiros a que tinha de assistir como censor da ditadura militar em 1973 — cargo para o qual havia sido indicado pelo sogro, um general linha-dura. Nada disso, porém, o impediu de se tornar diretor das produções que ele próprio precisava censurar.

Vicente é o protagonista de Magnífica 70, nova série original da HBO produzida no Brasil, com 13 episódios, que tem estreia neste domingo, 24 de maio, às 21h. O personagem interpretado pelo ator Marcos Winter se vê tendo uma vida dupla: no lado A, o censor reprimido que vive uma rotina monótona; no lado B, o apaixonado pelo cinema marginal produzido pela Boca do Lixo, região de São Paulo onde eram criados filmes independentes e as famosas pornochanchadas nos anos 1970.

– É um cara que foi criado para ser manso, quase um cordeirinho. Até que um dia, no filme A Devassa da Estudante, ele depara com essa mulher que remete a uma tragédia da família dele. A partir daí, tudo começa a se transformar para não parar mais — relata Winter.


A mulher que encanta Vicente é Dora Dumar (Simone Spoladore), principal atriz da produtora Magnífica. Ela entra na Boca do Lixo com o objetivo de roubar o dinheiro do filme para salvar o irmão, mas acaba descobrindo que tem alma de artista.

— Eu me inspirei na musa do cinema marginal Helena Ignez (ex-mulher de Glauber Rocha e viúva de Rogério Sganzerla, fez filmes como O Bandido da Luz Vermelha e A Mulher de Todos). Ela potencializa o feminino quando está em cena, e seus personagens têm uma característica de bandida. E a Dora é uma bandida — conta Simone.

A premissa de Magnífica 70 surgiu em um roteiro para cinema chamado O Homem Liberado, comprado pela Conspiração Filmes. A equipe do diretor Claudio Torres, então, transformou o que era uma comédia em uma série de drama. Para o elenco, foi convocado um velho conhecido da censura e do cinema daquela época: o ator gaúcho Paulo César Pereio, de clássicos como Os Fuzis (1964), Iracema — Uma Transa Amazônica (1976) e Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia (1976). Mas, na ficção, ele está do lado do regime, interpretando o general Souto, sogro de Vicente.

— Pereio sabe o que cada uma daquelas falas significava, porque viveu na carne aquilo tudo. Não só a questão dos filmes, mas também a ditadura. Ele sabe o que é um general — comenta Torres.

O elenco conta também com Adriano Garib, Maria Luísa Mendonça, Joana Fomm e Stepan Nercessian.

Magnífica 70

Estreia no domingo, 24 de maio, às 21h, na HBO.

Depois, o primeiro episódio estará disponível gratuitamente a todo o público na plataforma HBO GO, no HBOMAX.tv e no YouTube.

Leia também
Confira quais séries da temporada 2014/2015 foram renovadas ou canceladas
Seriados brasileiros conquistam mais espaço na TV
As principais séries sobre política
Quatro séries criminais para você conferir
Três dicas de séries para assistir enquanto "The Walking Dead" não retorna
Três dicas de animações para quem curte "Os Simpsons"

Outras séries nacionais

Com uma produção marcada pela qualidade, a HBO chega com Magnífica 70 a sua sétima série original feita no Brasil. Veja as outras seis, que estão disponíveis na plataforma HBO GO:

Mandrake (2005) — Um advogado do Rio de Janeiro, especializado em resolver casos de chantagem e extorsão, se envolve tanto com indivíduos da alta sociedade carioca quanto com as classes populares.


Filhos do Carnaval (2006)
Retrata o cotidiano dos bicheiros cariocas e como eles usam o Carnaval da cidade para lavar dinheiro.


– Alice (2008) —
Crônica de uma garota que precisa se mudar para São Paulo.


Mulher de Fases (2011)
Baseada no livro Louca por Homem, da gaúcha Claudia Tajes, é uma crônica moderna sobre os relacionamentos e sobre a busca de nós mesmos e de um amor.


O Negócio (2013) —
Indo para uma terceira temporada, mostra três prostitutas que aplicam uma nova estratégia de marketing na profissão.


PSI (2014)
Prestes a ganhar uma segunda temporada, acompanha as experiências e os dilemas do psiquiatra e psicanalista Carlo Antonini, personagem das obras de Contardo Calligaris, também criador da série.

HBO / Divulgação

Marcos Winter interpreta Vicente, protagonista de "Magnífica 70"
Foto:  HBO  /  Divulgação


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.