Itapema FM | 19/05/2015 18h37min
O escritor húngaro László Krasznahorkai, 61 anos, venceu o Man Booker International, que premia com 60 mil libras o autor com o melhor conjunto da obra em inglês ou traduzida para o inglês. O anúncio aconteceu no fim da tarde desta terça-feira em cerimônia realizada no Victoria and Albert Museum, em Londres.
Krasznahorkai é o sexto escritor a ser premiado na iniciativa, que acontece uma vez a cada dois anos desde 2005. Ele se junta ao romancista albanês Ismail Kadaré, ao escritor nigeriano Chinua Achebe, à canadense e Nobel de literatura Alice Munro e aos americanos Philip Roth e Lydia Davis.
In(dica) livros: "Orfeu de Bicicleta: Um Pai no Século 21"
Editoras apostam no sucesso dos livros interativos
Em seu país, o escritor já havia sido honrado com o Prêmio Kossuth, concedido pela presidência. Na Alemanha, recebeu o Prêmio Bestenliste, que premia o melhor trabalho de ficção literária do ano, em 1993, pelo romance The Melancholy of Resistance (sem tradução para o português).
Nascido em 1954, publica desde 1985 e é conhecido por frases longas e completas escritas com o intuito de imitar o movimento e os diálogos nas mentes dos personagens. Colaborou com o conhecido cineasta húngaro Bela Tarr, mais notavelmente na adaptação de seu romance Satantango para o cinema.
– László Krasznahorkai é um escritor visionário de intensidade e amplitude extraordinárias – disse a presidente do júri, a romancista e historiadora Marina Warner – que captura a textura da existência atual em cenas que são assustadoras, estranhas, cômicas e muitas vezes desesperadoramente bonitas.
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - ©
2009
clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.