Itapema FM | 18/05/2015 07h01min
O alcance do equilíbrio entre o meio ambiente e o ser humano segue como um dos grandes desafios da vida moderna. E foi inspirados pela vontade de incentivar ainda mais essa discussão que o Conselho Internacional de Museus (Icom) e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) criaram o tema da 13ª Semana de Museus, que abre as portas a partir desta segunda-feira em todo o Brasil e vai envolver 39 cidades em Santa Catarina.
Segundo Sylvana Lobo, administradora cultural da Coordenação de Promoção e Gestão da Imagem Institucional do Ibram, o mote Museus Para uma Sociedade Sustentável propõe que as instituições abracem a proposta de implantar no dia a dia práticas de atuação e experiências que conscientizem o público sobre a necessidade de uma sociedade mais cooperativa e solidária:
— Esse tema vem suscitar no museu e na comunidade museológica uma maior atenção para estas questões. A sustentabilidade oportuniza repensar práticas, rever ações, debater, questionar, mobilizar e aperfeiçoar a participação social para a construção de um mundo que reverbere essas ações — explica.
A programação em todo o Estado promete ser especial. Na Capital, por exemplo, o Museu Aberto da Tartaruga Marinha vai ensinar os visitantes a dar banho e alimentar os bichinhos. O Museu Nacional de Imigração e Colonização de Joinville, por sua vez, vai apresentar duas exposições ligadas à sustentabilidade.
Já no Vale, os museus dos municípios como Brusque, Pomerode, Rio do Sul, Timbó e Blumenau tem várias atividades previstas até domingo. No Museu Hering, em Blumenau, o público vai aprender a cultivar uma horta em casa e fazer uma visita guiada ao famoso Jardim Suspenso de Roberto Burle Marx.
— Desde que o museu abriu procuramos fazer oficinas sustentáveis porque ajuda a conscientizar as pessoas. Para nós sustentabilidade não é só o verde e a natureza, mas também fazer um trabalho com a comunidade — diz Gabriel Henrique Michel da Silva, mediador do Museu Hering.
::: Conheça a história do Jardim Suspenso de Burle Marx na Cia Hering
Professor de Arquitetura e Urbanismo da Furb, João Francisco Noll diz que sempre leva os alunos do curso para conhecer a beleza do trabalho de Burle Marx. Para ele, aproveitar a Semana de Museus e curtir a visita guiada é valorizar um dos maiores tesouros blumenauenses:
— A gente viaja para ver o trabalho de Burle Marx no Rio de Janeiro, em Brasília, mas temos esse presente aqui, à nossa porta — comenta.
Agende-se!
O quê: 13ª Semana de Museus
Quando: De segunda-feira a domingo em museus e instituições culturais de 39 cidades catarinenses
Quanto: Grátis
Confira a programação completa em museus.gov.br
Museu da Hering, no bairro Bom Retiro, é um dos destaques na programação de Blumenau
Foto:
Artur Moser
/
Agencia RBS
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - ©
2009
clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.