Notícias

Itapema FM  | 13/05/2015 09h25min

Filmes de clássicos infantis lotam as salas de cinemas e são fundamentais para a formação de novos leitores

Confira dez clássicos que viraram filmes

Taísa Rodrigues  |  Especial

Magia, encantamento, o bem que vence o mal e uma pitada de efeitos especiais. Os clássicos infantis não param de encantar gerações, seja nos livros ou até mesmos em filmes. Os longas, aliás, fisgaram os adultos de vez, principalmente quando a aventura e o suspense entram nesse mix da imaginação. Além do mais, o filme pode, sim, incentivar a leitura do livro que o originou. 

:: Confira a página especial sobre o projeto Joinville que Queremos

De 2010 para cá, diferentes histórias foram adaptadas, lotando os cinemas do Brasil. Malévola, por exemplo, foi o campeão de audiência: mais de cinco milhões de espectadores, seguido por Alice no País das Maravilhas e Cinderela (mais de quatro milhões). Mas o que encanta em todas essas histórias? A magia, segundo crianças, jovens e adultos. Mas sempre tem um algo a mais para os crescidinhos: o figurino, o enredo, a música e os efeitos especiais.

— A magia é encantadora. O fato de trabalharem com tempos e “coisas” irreais torna tudo mais interessante — diz a atriz da Cia. de Artes Cênicas Atos, Amanda Belmonte.

O produtor e ator Jonas Raitz vai além:

— Trazer uma releitura do que já foi reproduzido tantas vezes se faz necessário para termos perspectivas e parâmetros distintos. Sem contar que sua estética é envolvente. Tim Burton arrasa em Alice. Robert Stromberg dirige brilhantemente o roteiro de Malévola, que humaniza a vilã histórica. Enfim, grandes obras.

Sabemos que nas telonas as obras não seguem as narrativas originais dos livros — em que a maioria vai no sentido contrário aos personagens fofinhos, encantadores e bonitos, abordando ainda o terror e o erotismo. Mas, independentemente disso, os fãs continuam curtindo os filmes.

Para o professor, coordenador do Projeto Cine Educação, produtor e apresentador do Papo e Cinema na Rádio Udesc, Nielson Ribeiro Modro, os longas podem ser a porta de entrada para as obras literárias. Segundo ele, cinema e literatura estão muitos ligados: é comum ver o filme e buscar o livro ou ler e buscar o filme.

— Como a boa leitura, o bom filme não tem público específico. É de qualquer idade.

Confira dez clássicos que viraram filmes

Alice no País das Maravilhas (2010)

Alice (Mia Wasikowska) é uma jovem de 17 anos que passa a seguir um coelho branco apressado, que sempre olha no relógio. Ela entra em um buraco que a leva ao País das Maravilhas, um local onde esteve há dez anos apesar de nada se lembrar dele. Lá ela é recepcionada pelo Chapeleiro Maluco (Johnny Depp) e passa a lidar com seres fantásticos e mágicos, além da ira da poderosa Rainha de Copas (Helena Bonham Carter).
O segundo filme sai em 2016.
Espectadores no Brasil: 4.295.178

A Garota da Capa Vermelha (2011)

Idade Média. Valerie (Amanda Seyfried) é uma jovem que vive em um vilarejo aterrorizado por um lobisomem. Ela é apaixonada por Peter (Shiloh Fernandes), mas seus pais querem que se case com Henry (Max Irons), filho de uma família rica do local. Diante da situação, Valerie e Peter planejam fugir, mas veem seus planos irem por água abaixo quando a irmã mais velha de Valerie é assassinada pelo lobisomem que ronda a região. Adaptação moderna da clássica história da chapeuzinho vermelho.
Espectadores no Brasil: 394.140

Espelho, Espelho Meu (2012)

Após a morte do rei (Sean Bean), sua esposa (Julia Roberts) assume o comando do reino. Extremamente vaidosa, ela passa a cobrar cada vez mais impostos para sustentar uma vida de opulência. Ao mesmo tempo mantém presa em seu quarto a enteada, Branca de Neve (Lily Collins). Ao completar 18 anos, Branca de Neve resolve sair do castelo e conhecer a realidade do reino. Horrorizada com a situação de fome e miséria do povo, ela retorna decidida a derrubar a rainha.
Espectadores no Brasil: 1.918.222

Jack, o Caçador de Gigantes (2013)

Jack (Nicholas Hoult) é um fazendeiro que adquire grãos de feijão com a única recomendação de que não devem ser molhados. Obviamente, isto acaba ocorrendo e criando um enorme pé de feijão que vai dar em um mundo de gigantes. Em meio a tudo isso, a princesa Isabelle (Eleanor Tomlinson) é sequestrada pelos gigantes e Jack se unirá ao Rei (Ian McShane) numa cruzada para a salvar a jovem.
Espectadores no Brasil: 1.237.405

OZ: Mágico e Poderoso (2013)

Oscar Diggs (James Franco) trabalha como mágico em um circo itinerante, é bastante egoísta, mas é seu envolvimento com mulheres que o acaba levando para uma mágica aventura na Terra de Oz. Chegando lá, ele conhece a bruxa Theodora (Mila Kunis), que o apresenta para a irmã Evanora (Rachel Weisz). Acreditando que estaria fazendo um bem para a população local, ele decide enfrentar a bruxa Glinda (Michelle Williams), mas descobre que ela lembra um amor do passado e seu comportamento em nada se assemelha ao de alguém realmente malvado. Dividido entre saber quem é do bem e quem é do mau, Oscar se depara com um lugar rico em belezas, cheio de riquezas, estranhas criaturas e também mistérios. Vivendo este conflito, o ilusionista vai usar sua criatividade para salvar o tranquilo povo de Oz das garras de um poderoso inimigo. Para isso, contará com a inusitada ajuda de Finley, o macaco alado, e uma menina de porcelana.
Espectadores no Brasil: 2.056.860

João e Maria - Caçadores de Bruxas (2013)

Os jovens João e Maria foram abandonados pelos pais na sombria floresta e acabam indo parar na casa de uma malvada bruxa. Mas o que parecia ser o fim acabou se tornando o começo de uma vida cheia de aventuras, uma vez que eles eliminaram a malvada e viraram verdadeiros exterminadores de criaturas do mal. Após o desaparecimento de várias crianças, os dois já adultos (Jeremy Renner e Gemma Arterton) são contratados pelas autoridades locais para desvendar o mistério. Só que eles não imaginavam que essa nova missão iria colocá-los diante da terrível Bruxa Negra (Famke Janssen), pronta para destruir não só a reputação de excelentes caçadores de bruxas, mas também as suas vidas.
Espectadores no Brasil: 3.709.851

A Bela e a Fera (2014)

No ano de 1810 um naufrágio leva à falência um comerciante (André Dussollier), pai de três filhos e três filhas. A família se muda para o campo e Bela (Léa Seydoux), a filha mais jovem, parece ser a única entusiasmada com a vida rural. Certo dia o pai de Bela arranca uma rosa do jardim de um palácio encantado e acaba condenado à morte pelo dono do castelo, um monstro (Vincent Cassel). Para salvar a vida do pai, Bela vai viver com o estranho ser. Lá ela encontra uma vida cheia de luxo, magia e tristeza, e aos poucos descobre mais sobre o passado da Fera, que se sente cada vez mais atraída pela jovem moça.
Espectadores no Brasil: 501.907

Malévola (2014)

Baseado no conto da Bela Adormecida, o filme conta a história de Malévola (Angelina Jolie), a protetora do reino dos Moors. Desde pequena, esta garota com chifres e asas mantém a paz entre dois reinos diferentes, até se apaixonar pelo garoto Stefan (Sharlto Copley). Os dois iniciam um romance, mas Stefan tem a ambição de se tornar líder do reino vizinho, e abandona Malévola para conquistar seus planos. A garota torna-se uma mulher vingativa e amarga, que decide amaldiçoar a filha recém-nascida de Stefan, Aurora (Elle Fanning). Aos poucos, no entanto, Malévola começa a desenvolver sentimentos de amizade em relação à jovem e pura Aurora.
Espectadores no Brasil: 5.801.754

Cinderela (2015)

Após a trágica e inesperada morte do seu pai, Ella (Lily James) fica à mercê da sua terrível madrasta, Lady Tremaine (Cate Blanchett), e suas filhas Anastasia e Drisella. A jovem ganha o apelido de Cinderela e é obrigada a trabalhar como empregada na sua própria casa, mas continua otimista com a vida. Passeando na floresta, ela se encanta por um corajoso estranho (Richard Madden), sem desconfiar que ele é o príncipe do castelo. Cinderela recebe um convite para o grande baile e acredita que pode voltar a encontrar sua alma gêmea, mas seus planos vão por água abaixo quando a madrasta má rasga seu vestido. Agora, será preciso uma fada madrinha (Helena Bonham Carter) para mudar o seu destino...
Espectadores no Brasil: 4.117.400

Peter Pan (2015)

A história de como Peter Pan chegou à Terra do Nunca e fez contato com os seres mágicos que vivem no local. Será lançado em outubro de 2015.


Fonte: adorocinema.com

A NOTÍCIA
Disney / Divulgação

Malévola foi o campeão de audiência: mais de cinco milhões de espectadores só no Brasil
Foto:  Disney  /  Divulgação


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

09/05/2015 10h02min
Novos gêneros young adult e new adult são febre entre os leitores
08/05/2015 08h01min
Dez clássicos da literatura que você não pode deixar de ler
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.