Itapema FM | 04/05/2015 11h56min
Três vertentes artísticas voltam a se encontrar nesta terça-feira na Harmonia-Lyra, uma das sociedades culturais mais antigas de Joinville. A celebração movida a dança, música e artes plásticas faz parte do processo de reativação do vigor cultural do local, que intensificou no ano passado projetos como o Interlúdio, dedicado à música de câmara.
A Noite das Artes conta com uma programação mais extensa e tem como pano de fundo relembrar nomes que fizeram história na cidade. O escultor alemão Fritz Alt (1902-1968), que inclusive assina parte da ornamentação da fachada do prédio centenário, é o homenageado da vez.
Dois bustos assinados pelo artista estarão em exposição até o dia 15. As peças fazem referência a dois ícones da música, os compositores Carlos Gomes e Beethoven. A primeira pertence ao 62º Batalhão de Infantaria e recentemente passou por restauração. A outra faz parte do acervo do Museu Casa Fritz Alt. O crítico de arte Walter de Queiroz Guerreiro fez a curadoria de imagem de outras 12 obras.
>> Notícias de cultura e variedades
>> Fique por dentro da agenda no Guia + AN
– Privilegiei algumas peças menos conhecidos, como o monumento a João Colin e dois relevos que não existem mais – um do Cemitério Municipal e outro do Colégio Conselheiro Mafra, ambos furtados – explica Guerreiro, autor do livro Fritz Alt – A Verdade do Desejo, que recupera vida e obra do escultor.
Em referência aos bustos expostos, o barítono Douglas Hahn e o pianista Matheus Alborghetti vão apresentar canções de Carlos Gomes e Beethoven. O repertório escolhido pela Orquestra da Cidade, regida por Fabricia Piva, também se aproxima da história do município. O grupo executará quatro obras eruditas representativas do Romantismo, entre elas Salut d’amour, de Edward Elgar, e Dança Hungara No 1, de Johannes Brahms, muito tocadas na Harmonia-Lyra nos anos 80.
A dança ficará por conta da Companhia Liliana Vieira, conhecida pelas inúmeras premiações na categoria de danças populares do Festival de Dança de Joinville. Serão apresentadas duas das sete coreografias com as quais disputa vagas na edição do evento deste ano: Fases de Menina, que enaltece a cultura popular nordestina do xote e do forró, e Força de uma Nação, que conta a história de luta e resistência da Mongólia.
Além de ter esculpido em 1930 as máscaras de marcam as quinas do prédio da Harmonia- Lyra, Alt também foi um frequentador assíduo das atividades culturais promovidas pela sociedade na metade do século 20. O alemão deixou como legado obras públicas e hoje sua casa-ateliê, no bairro Boa Vista, guarda parte dessa produção.
AGENDE-SE
O quê: 2ª Noite das Artes – Um Tributo a Fritz Alt
Quando: terça-feira, às 19h30
Onde: Sociedade Harmonia-Lyra (Rua 15 de Novembro, 485, Centro, Joinville)
Quanto: um quilo de alimento não perecível
Informações: (47) 3422-3920
Douglas Hahn apresenta canções de Carlos Gomes e Beethoven com o pianista Matheus Alborghetti
Foto:
Layza Vasconcelos,divulgação
/
Layza Vasconcelos,divulgação
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - ©
2009
clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.