Itapema FM | 28/04/2015 16h17min
Depois de um ano ausente da programação do Festival de Joinville, a Mostra Contemporânea retorna ao evento e terá apresentações no palco do Teatro Juarez Machado. Nesta espécie de mostra paralela, duas importantes companhias de dança brasileiras apresentarão espetáculos de grande sucesso: Grupo de Dança Primeiro Ato, de Belo Horizonte; e Companhia Urbana de Dança, do Rio de Janeiro.
A programação do 33º Festival de Dança de Joinville foi divulgada nesta terça-feira e conta com a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil apresentando O Quebra-nozes na Noite de Abertura e a companhia italiana Evolution Dance Theater com o espetáculo Firefly na Noite de Gala.
O Grupo de Dança Primeiro Ato, companhia dirigida por Suely Machado, apresenta o espetáculo Insthabilidade no dia 23 de julho, às 22h. A obra, criada em 2014, é inspirada na condição de estar vivo, nos movimentos naturais da vida. Nela são apresentadas a habilidade de lidar com a instabilidade e a instabilidade presente em nossas habilidades, que geram desequilíbrio, ação e vida.
Este cair e levantar, essa resistência à ação da gravidade e à necessidade constante do ser humano em se verticalizar e transformar, provoca um movimento que se repete em cadeia e remete à origem, ao DNA, que marca e identifica as características e a maneira de estarmos no mundo.
O segundo espetáculo da Mostra deste ano, apresentado no dia 28 de julho, às 22h, será ID: Entidades, da Companhia Urbana de Dança, dirigida por Sonia Destri Lie e formada por jovens negros moradores de áreas populares na cidade do Rio de Janeiro.
O grupo faz uma pesquisa entre as linguagens das danças urbanas e as técnicas de dança contemporânea. Neste espetáculo investiga as possibilidades do movimento surgido nas ruas das metrópoles, desdobramento da pesquisa de linguagem marcada por trabalhos anteriores como Ziriguidum e Suíte Funk, que rodaram a Europa.
Aliás, foi na França, em 2010, que a ID: ENTIDADES apresentou seus primeiros passos, tomando conta da plateia do Hangar 23, em Rouen, e ainda no Festival Hoptimum, em 2013.
O Grupo de Dança Primeiro Ato, de Belo Horizonte, apresenta o espetáculo Insthabilidade
Foto:
Divulgação
/
Divulgação
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - ©
2009
clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.