Itapema FM | 09/04/2015 06h02min
Jogos de videogame – como qualquer expressão artística – buscam inspiração em diversas fontes. Podem ser livros, filmes, atividades esportivas ou histórias bem conhecidas. Mas acredito que Slender: The Arrival seja o primeiro caso de lenda urbana nascida e criada na internet a chegar aos consoles.
Dublagens desastrosas prejudicam blockbusters
Até quando seremos HUEHUEHUE?
Uma geração de pais e filhos gamers
O jogo foi lançado originalmente em 2013 para PC, chegou no ano seguinte ao XBox 360 e PlayStation 3 e agora aporta no XBox One e PlayStation 4. Com visão em primeira pessoa, mistura elementos de investigação e survival horror em cenários que variam entre descampados, florestas fechadas e construções algo labirínticas. Ou seja, nada que você, jogador experimentado, já não tenha visto antes.
O que diferencia Slender: The Arrival de um Silent Hill ou Fatal Frame é sua fonte: um personagem criado e popularizado em fóruns de internet em 2009 e que se tornou célebre no ano passado, quando duas crianças esfaquearam uma terceira, nos EUA, supostamente influenciadas por ele.
Além de levantar as velhas discussões sobre os limites da internet, o caso revelou um mundo praticamente desconhecido para a maioria das pessoas. Diferentemente das antigas lendas urbanas, como a Loira do Banheiro ou o Homem do Saco, que nasceram sabe-se-lá como ou onde, mas acabaram conhecidas de quase todo mundo, o Slender Man permaneceu em um nicho bem específico: o de crianças e adolescentes fãs de histórias de terror.
Segundo seus criadores, a figura esguia, pálida e sem face, que só veste terno preto, é dedicada a perseguir crianças, raptá-las e depois matá-las – normalmente em áreas de mata fechada. Partindo dessa premissa, gente de toda parte passou a criar suas próprias histórias envolvendo o Slender Man. O fenômeno cresceu e chegou ao audiovisual – no YouTube existem pencas de curtas-metragens, profissionais e caseiros.
Os videogames vieram na sequência. O mais famoso (e que inspirou The Arrival) é Slender: The Eight Pages, lançado em esquema independente para PC em 2012. Em ambos, Slender Man não pode ser confrontado: tal qual um Jason Voorhees de facão em punho, quando sua silhueta surge emoldurada pela luz da lua, só resta correr.
De qualquer forma, trazer o personagem para os consoles é uma tentativa de ampliar sua força e popularidade. Se ele um dia vai gozar do status de uma Loira do Banheiro é difícil saber. Por outro lado, quem é a Loira do Banheiro para a geração que cresceu com Slender Man?
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - ©
2009
clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.