Notícias

Itapema FM  | 30/03/2015 10h26min

Camerata começa contagem regressiva para tocar com Steve Vai no Rock in Rio

Músicos da orquestra jamais imaginaram se apresentar em um dos maiores festivais do mundo

Emerson Gasperin  |  emersong@gmail.com

As cadeiras estão posicionadas; os instrumentos, afinados; os músicos, aos seus lugares. Como faz todas as quintas, a Camerata Florianópolis está reunida para ensaiar. Há concertos agendados para os próximos dias 1º (Teatro Dionísio, nos Ingleses) e 16 (Teatro do CIC), ambos na Capital. Mas o assunto nesta manhã de sol na sede da orquestra, no bairro Córrego Grande, não poderia ser outro que não a apresentação com Steve Vai no Rock in Rio.

É o primeiro ensaio da Camerata após a confirmação de que irá dividir o palco Sunset com o guitarrista americano no dia 25 de setembro, anunciada na última terça. O convite partiu do diretor artístico do festival, Paulo Fellin, que conheceu a sinfônica em 2013 por intermédio da produtora Eveline Orth.

– Após a montagem da ópera Carmen, no CIC, ele foi até os camarins me cumprimentar, rasgando elogios à performance da orquestra. Depois, assistiu ao nosso show com Lenine e com o balé de Barbara Rey, sempre se mostrando muito simpático e carinhoso com nosso trabalho – conta o maestro Jeferson Della Rocca, recém-chegado da Itália, onde havia passado a semana em um curso.

VEJA TAMBÉM
Como o rock entrou na vida dos músicos da Camerata

A admiração virou uma proposta formal com um telefonema que pegou todo mundo de surpresa. Por mais que acreditasse da capacidade da Camerata, o regente jamais havia cogitado a possibilidade de tocar em um dos maiores festivais do mundo e, ainda por cima, acompanhando um instrumentista renomado por sua técnica.

– Considero Steve Vai o Paganini (célebre violinista italiano do século 18) da guitarra. Lembro de sua passagem pelo grupo Whitesnake, de sua participação no filme Crossroads e de belas músicas, como For the Love of God. Estou aproveitando estes dias para me inteirar de suas parcerias com orquestras – diz.

E também para pensar sobre o que significa ser uma das atrações do Rock in Rio, com grandes nomes internacionais do pop, ampla cobertura da mídia, transmissão pela TV para vários países e público estimado em mais de 700 mil pessoas durante suas sete noites.

– É difícil avaliar o que isso representa, mas, no final das contas, teremos que nos concentrar em apenas uma coisa: fazer música. E, quem sabe, curtir cada momento – reflete o maestro.

DIORGENES PANDINI / Agencia RBS

Iva Giracca (violino), Jeferson Della Rocca (maestro), Fausto Kothe (violino) e Daniel Galvão (violoncelo) no primeiro ensaio após a confirmação do show
Foto:  DIORGENES PANDINI  /  Agencia RBS


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.