Notícias

Itapema FM  | 25/03/2015 08h31min

Degustação de vinhos e música ao vivo são atrativos de evento cultural na Serra que comemora início da colheita da uva

De quinta-feira a domingo, será realizada a 2ª Vindima de Altitude

Thiago Santaella  |  thiago.santaella@diario.com.br

Apreciar taças de vinho, aproveitando o início do frio na Serra catarinense. Ao lado, apresentações artísticas com música instrumental, jazz, choro, MPB, entre outras. É esse cenário que será oferecido para quem for a São Joaquim e aos municípios vizinhos a partir desta quinta-feira, quando tem início a 2ª Vindima de Altitude, festa que comemora o início da colheita da uva na região.

Foi preparado um circuito cultural gratuito que terá mais de 20 apresentações em São Joaquim, além de uma programação paralela em vinícolas de Lages, Treze Tílias, Campo Belo do Sul e Água Doce.

— Estamos produzindo um evento cultural que vai envolver dez cidades difetentes — explica Acari Amorim, presidente da Associação Catarinense de Produtores de Vinhos Finos de Altitude (Acavitis), que é a organizadora do evento.

O principal destaque fica para as duas apresentações da Cia. Jovem do Balé Bolshoi do Brasil. A primeira, na abertura do festival cultural, será realizada em meio aos vinhedos da Pericó Vinhos, em uma altitude de  mil e trezentos metros. A outra será no encerramento, na Praça da Igreja Matriz de São Joaquim.

A programação inclui ainda o Festival Gastronômico Sabores de Altitude, promovido pelo Sebrae/SC. Oito restaurantes de São Joaquim e Bom Jesus da Serra irão oferecer pratos especiais, muitos deles com ingredientes locais como pinhão e vinho no preparo, e que terão descontos de 50% nos preços.

:: SERVIÇO

O quê: 2ª Vindima de Altitude de Santa Catarina
Quando: 26 a 29 de março de 2015
Onde: São Joaquim e vinícolas de altitude
Quanto: Gratuito. Mas os eventos nas vinícolas necessitam de reservas, que devem ser feitas na Agência Apino: (48) 3039-1404/ contato@apino.com.br
Saiba mais: www.vindimadealtitude.com.br



:: Produção de vinhos em SC

A produção de uvas de altitude – acima de 900 metros do nível do mar – foi iniciada em 1999 e hoje conta com mais de 500 hectares plantados. Em 2015, a safra, que acontece entre os meses de março e maio, deve ter incremento de 25% em relação ao ano passado, quando foi colhida 1,5 milhão de toneladas. As principais uvas produzidas são Cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonnay e Sauvignon Blanc. São 35 vinícolas na área de atuação da Acavitis.

Diferenciais como a geografia local (solo pedregoso e inclinado), clima (dias quentes e noites frias), técnicas de plantio (por meio de espaldeiras, que garantem maior incidência de sol) e de produção (sem adição de açúcar, além de os vinhos permanecem entre seis meses a um ano descansando em barricas de carvalho francês e outros seis meses na garrafa, antes da comercialização, garantem qualidade ao produto, que está se consolidando como alternativa para consumidores do país, afirma a Acavitis.

DIÁRIO CATARINENSE
Divulgação / Acavitis

Será possível visitar os vinhedos e as vinícolas da região
Foto:  Divulgação  /  Acavitis


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.