Notícias

Itapema FM  | 20/03/2015 16h26min

Conheça os jogos de videogame que ajudam a turbinar o cérebro

História, geografia e esportes são alguns dos temas que você pode aprender brincando

Uma pesquisa do instituto alemão Max Planck concluiu, no final de 2013, que usuários que jogavam Super Mario 64 tinham um aumento significativo de massa cinzenta em regiões responsáveis por orientação espacial, formação da memória, planejamento estratégico e coordenação motora. O estudo seria uma comprovação, segundo o grupo de cientistas, de que partes específicas do cérebro podem ser treinadas com a utilização de videogames. Maravilha, né?

Adolescentes que jogam videogame comem menos, afirma pesquisa

Outra pesquisa, realizada pela Universidade de Denver, nos Estados Unidos, afirma que, por exercitar o cérebro, os gamers se tornam profissionais mais preparados para o mercado de trabalho. Tá, tem quem bata o pé e afirme que o hábito pode fazer mal. Mas uma coisa é fato: os games que você usa pra se divertir, no console ou no PC, têm lições pra vida toda. Pode pegar a lista feita pelo Kzuka com alguns games e corre pra contar pro pai e pra mãe!

Colecionador de Porto Alegre possui 23 videogames instalados em uma só TV

Lógica
Você pode encontrar uma infinidade de jogos que ajudam no desenvolvimento do raciocínio lógico. Décadas antes dos milhares de apps, os puzzles já faziam a cabeça da galera. Hoje, jogos concebidos virtualmente, como o clássico Tetris (aquele em que o jogador tem que encaixar as pecinhas) e o viciante Candy Crush seguem a mesma pegada. A diferença é que antes você não passava metade do seu dia tentando montar os quebra-cabeças, como faz hoje ao tentar alinhar doces de uma mesma cor.

Inglês
Sempre tem aquele guri ou guria da turma que fala inglês fluentemente, mas nunca saiu do Brasil nem fez curso de idioma. Mas como? A resposta está na ponta dos dedos, gastos de tanto jogar games como Grand Theft Auto (GTA). A necessidade de entender o contexto da história para cumprir as missões do jogo desenvolve a compreensão da língua. Já a prática da escrita e da fala fica por conta da jogatina online, em que os players podem conversar com gente do mundo inteiro. Obviamente, não é o único jogo: desde o primeiro videogame você sabe, pelo menos, o significado de “start” e “quit”.

História
Não existe maneira mais lúdica e imersiva para aprender sobre a II Guerra Mundial do que sendo um dos soldados do eixo ou dos aliados. Jogos em primeira pessoa, como Medal of Honor, Battlefield e Call of Duty, provam que o interesse dos gamers não é apenas atirar ou cumprir missões, mas envolver-se com a história. Além da segunda grande guerra, os “jogos de tiro” já passaram pela I Guerra e pela tensão entre russos e norte-americanos na Guerra Fria, entre outros conflitos. Já para quem quer entender um pouco da história das civilizações antigas, a dica é o jogo de estratégia Civilization.

Mitologia
A história da vingança de Kratos, o comandante do exército de Esparta, contra Ares, o deus da guerra, retratada no jogo God of War, é verdadeira na mitologia. Na saga, exclusiva para os consoles Playstation, o herói grego precisa derrotar Medusa, abrir a Caixa de Pandora e caminhar nas costas do titã Gaia para conseguir seu espaço no Olimpo. Uma aula de mitologia com muitas batalhas épicas que rendeu duas continuações e virou uma das principais franquias do mundo dos games. Para quem curte o assunto, vale conferir também o jogo Age of Mithology.

Geografia
Nos jogos de corrida, como Fórmula 1, você precisa passar por circuitos do mundo inteiro. No simulador de voo Flight Simulator, onde se vira o comandante de aeronaves de todos os tamanhos, você pousa por aeroportos dos cinco continentes. Quem jogou 007 Contra Goldeneye já viajou para a Rússia. E quem foi viciado em Winning Eleven já jogou, virtualmente, na maioria dos estádios da Europa.

Esportes
As regras do futebol você deve saber de cor, mas e os esportes que não têm jogos profissionais transmitidos na TV aberta e que você não pratica na escola? Em Madden NFL, o game mais clássico de futebol americano, o jogador é obrigado a entender como funciona todos os detalhes das partidas com a bola oval. Também é uma forma de mergulhar na cultura americana. Os esportes olímpicos (inclusive os de inverno!) são um clássico da Sega, e os jogos radicais ganharam sua vez depois do lançamento de Tony Hawk Pro Skater, em 1999.

Música
Jogando Guitar Hero ou Rock Band você não vai aprender a tocar uma guitarra de verdade, mas conhecer as principais músicas do mundo do rock já é um começo, né? O jogo foi lançado em 2005 e logo virou febre. Além de ensinar as letras e dar um estímulo para tocar um instrumento de verdade, o game estimula a coordenação motora.

Partiu, jogar?

KZUKA
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.