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Itapema FM  | 18/03/2015 22h06min

Meerkat vira febre em festival de Austin

No SXSW, certamente você esbarrará em alguém que estará "meerkating", ou seja, transmitindo imagens ao vivo pelo Meerkat, aplicativo de smartphone que é a bola da vez

Marcos Piangers  |  piangers@atlantida.com.br

O Twitter nasceu no South by Southwest (SXSW) em 2007. O Foursquare nasceu aqui em 2009. Então, por algum tempo não se falou muito de aplicativos — o papo era Google Glass, pulseiras inteligentes, Uber — mas parece que a bola da vez, neste ano é, além disso tudo, um app. O Meerkat.

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É uma tecnologia para transmissão de vídeo pelo celular. Lembra das twitcams? É a mesma coisa, agora direto do smartphone. O skatista Tony Hawk usa para mostrar suas novas manobras, esportistas para conversar com fãs, jornalistas para cobertura ao vivo em lugares afastados. Starbucks e todas as grandes marcas estão "meerkating". O negócio já virou um verbo.

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No SXSW, Dan Pfeiffer, assessor de imprensa da Casa Branca, disse que "o Meerkat vai ser a grande revolução de 2015/2016". Ele acredita que as pessoas vão começar a transmitir suas vidas em vídeo, e isso será o futuro dos blogs.

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Fundado pelo jovem Ben Rubin, 27 anos, o Meerkat tem apenas 11 funcionários e já vale algo perto de US$ 200 milhões. Percebendo a tendência, o Twitter comprou um aplicativo similar ao Meerkat, o Periscope, por supostamente US$ 100 milhões (o App ainda não está disponível na App Store).

Filme de Will Ferrell é acusado de racista

Pulando para a sétima arte, teve polêmica em Austin. "Este filme é racista e sexista. E trata o estupro como piada", foi o que uma pessoa da plateia gritou para o diretor Etan Cohen, na estreia mundial de Get Hard, onde eu estava na segunda-feira.

— É difícil achar uma linha de humor com esses temas — foi a resposta do diretor.

O clima pode ter pesado no final da sessão, mas o começo do encontro, com Kevin Hart e Will Ferrell, foi de descontração. Ferrell faz o mesmo papel desde 1997: o idiotão que está sempre no lugar errado e na hora errada e tem de lidar com situações desconcertantes. Em Get Hard, acontece o mesmo: ele é um milionário que se vê às vésperas de ser preso e precisa aprender a sobreviver na prisão pelos próximos 10 anos.

O comediante Kevin Hart é o pai de família que, apenas por ser negro, é escolhido para treinar o ricaço para os percalços da prisão. A partir daí, o filme mostra uma série de situações hilárias onde Ferrell treina artes marciais, envolve-se com gangues e experimenta relações homossexuais, já que na prisão este será seu futuro inevitável.

É um filme divertido para quem gosta da comédia boba de Will Ferrell. A plateia do Paramount Theatre, de Austin, explodiu em risos várias vezes. Mas se você não gosta de piadas bobas sobre raça e gênero, não assista.

Mundo digital no mundo físico

"SXSW é uma grande maratona de ideias. Arrisco dizer, no entanto, que a grande vivência é o festival como um todo, a experiência de ESTAR nele, 'the experience itself'. Na eletrizante corrida pelo conteúdo, você precisa planejamento, agilidade, gosto pelo risco e desapego, além, é claro, de muito preparo físico e um estoque de Chlorella tablets.

A quantidade de novas ideias é tão grande que é dificil objetivar sem o tempo necessário para digerir, mas eu diria que uma das principais percepções é que a tecnologia deixou de ser o tema central, para ser protagonista em outras áreas, ou seja, falou-se menos de tecnologia pela tecnologia e mais sobre tecnologia aplicada. O mundo digital no mundo físico."

Flavia Moraes, diretora de Inovação e Linguagem do Grupo RBS

Surpreendente line up gastronômico

"É o momento em que o festival, que já tem mais de 25 anos, percebeu que a gastronomia é um movimento tão legal quanto música, filmes, tecnologia. Fizeram todo um line up gastronômico, falando sobre o tema como negócio, de startups gastronômicas.

Se vê salas de palestras com grandes chefs ficarem lotadas, com fila de espera. Aqui se tornou muito claro que food truck não é uma febre, mas uma realidade. O SouthBites tinha um trailer park próprio do evento. No SXSW, percebe-se que a gastronomia indo para a rua vai ser cada vez mais comum."

Diogo Carvalho, sócio-fundador do Destemperados

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Austin, EUA
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Foto:  @destemperados  /  Instagram


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