Notícias

Itapema FM  | 19/03/2015 06h03min

Consumo de refrigerante diet pode aumentar gordura na barriga

A pesquisa investigou 749 adultos a partir de 65 anos

Além de contribuir para o surgimento de doenças cardiovasculares, o consumo de refrigerante diet pode aumentar a gordura na barriga, afirmou estudo publicado no Journal of the American Geriatrics Society. A pesquisa investigou 749 adultos a partir de 65 anos.

OMS quer reduzir consumo de alimentos ricos em açúcares ocultos

Os pesquisadores avaliam que, num esforço para combater a obesidade, muitos adultos tentar reduzir a ingestão de açúcar e, assim, optam pelos adoçantes e pelos alimentos light e diet. Tal fato os impulsionou para o início da investigação.

Beber refrigerante pode diminuir 4,6 anos de vida

Em três momentos distintos ao longo de nove anos estudo, foram colhidos dados como ingestão de refrigerante, circunferência da cintura, altura e peso.

Os resultados indicam que o aumento da circunferência da cintura entre os que bebiam refrigerante diet, a cada intervalo de acompanhamento, foi quase o triplo em comparação ao outro grupo: 2,11 centímetros contra 0,77.

Conheça cinco alimentos que "escondem" açúcar

Após uma filtragem específica, o aumento da circunferência da cintura foi, em média, de 0,77 centímetros para quem não consumia bebidas diet, 1,76 centímetros para usuários ocasionais e 3,04 centímetros para consumidores diários.

Segundo os pesquisadores, o estudo sugere que pessoas com mais de 65 anos devem evitar o consumo abusivo desse tipo de bebida para prevenir problemas relativos à obesidade.


Nota da Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas:

"A Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas (Abir) esclarece que o estudo, relacionando refrigerante diet ao aumento da gordura abdominal, mostra apenas associações e não estabelece uma relação de causa e efeito. Há inúmeras pesquisas que validam o uso de bebidas de baixa ou sem caloria como uma ferramenta útil para melhor adesão à dieta e consequente redução de peso corporal. Um estudo publicado na revista Obesity (Catenacci et al., 2014) mostrou que um grupo submetido ao consumo de bebidas diet, como parte de um programa para perda de peso, conseguiu emagrecer".

Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.