Notícias

Itapema FM  | 17/03/2015 10h48min

Descubra qual a melhor alternativa para usar dinheiro em viagens ao Exterior

Especialistas destacam os valores do IOF e taxas administrativas como pontos a serem analisados pelo viajante

Felipe Martini  |  felipe.martini@zerohora.com.br

Toda viagem começa pelo planejamento financeiro. Além de se preocupar com a mala, destino, companhias aéreas e hotéis, o viajante deve estar por dentro de questões que afetam diretamente seu bolso. Com a alta do dólar, IOF, taxas administrativas, muitos se perguntam: qual a melhor forma de levar dinheiro em viagens?

Dez destinos turísticos que vão bombar em 2015
Dica de Viagem: roteiro para conhecer a Califórnia em cinco dias

– O mais em conta hoje é levar dinheiro em espécie (dólar ou moeda do país de destino), mas também implica em maior risco. O IOF é de apenas 0,38%. VTM e Cartão de crédito pagam 6,38%. É mais econômico. Mas é o perigo de carregar muito dinheiro – explica o  Presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio Grande do Sul, Danilo Kehl Martins.

Tecnologia é aliada para economizar dinheiro

O especialista ainda lembra que a cotação das moedas estrangeiras varia entre as casas de câmbio e bancos. Por isso, o ideal é pesquisar em vários estabelecimentos antes de comprar. O viajante deve perguntar sempre pelo valor da taxa de administração cobrada por alguns estabelecimentos e que alteram o valor final da moeda. 

Para o professor de Economia da PUCRS, Alfredo Meneghetti a alta do dólar tem impacto direto na carteira do viajante.

Uma a cada quatro brasileiras viaja sozinha, segundo pesquisa

– Com a situação cambial atual, a carteira do viajante deve consistir em 90% de dinheiro em espécie e 10% cartão magnético (Pré-pago ou crédito internacional para emergências).

– O que aconselhamos é pagar o máximo da viagem aqui pelo Brasil, antes de viajar. O que for possível deve ser definido e pago antes. Outro ponto importante é ver quanto tempo vai ficar viajando para calcular a quantidade de dinheiro – afirma Danilo Kehl
 
Confira o quadro com as vantagens e desvantagens de cada modalidade: 
 

Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.