Notícias

Itapema FM  | 14/03/2015 04h04min

Opinião: livro é um mergulho profundo na trajetória de Elis Regina

Biografia da artista, "Nada Será como Antes" foi lançada pela editora Master Books

Patrícia Rocha  |  patricia.rocha@zerohora.com.br

“O livro pelo qual esperávamos pacientemente por tantos anos.” Assim o musicólogo Zuza Homem de Mello apresenta Elis Regina – Nada Será como Antes, biografia recém-lançada pelo jornalista Julio Maria. Zuza vai além: seria, “provavelmente, a biografia definitiva”.

Críticos opinam: Elis Regina terá sido a maior cantora do Brasil?
"Não existe polêmica sobre a morte de Elis", diz biógrafo

Mesmo após 33 anos da morte de Elis, é arriscado falar em retrato definitivo de um dos nomes mais geniais e explosivos da música brasileira – e mundial. Com Elis, e sua obra, parece haver sempre algo a descobrir e desdobrar. Mas é certo que Julio Maria oferece um mergulho profundo na trajetória da artista. Com apuração exaustiva, sem poupar episódios que possam arranhar a imagem da artista, o livro avança em relação a Furacão Elis, de Regina Echeverria, outra biografia da cantora.

A história da Pimentinha é narrada desde seu início, em Porto Alegre (mas talvez os fãs gaúchos mais aficionados não encontrem muitas novidades sobre os anos de formação). Já no programa Clube do Guri, da Rádio Farroupilha, despontava uma jovem cantora de talento ímpar, mas, ainda assim, um tanto insegura e muito competitiva. Mesmo depois de conquistar o país, volta e meia afrontava colegas de profissão, fossem elas concorrentes potenciais ou não. Mas essa mesma Elis era generosa e dedicada aos amigos: acreditava que seus músicos deveriam ser os mais bem pagos, comprava as brigas alheias e não receava se expor por causas justas – como na prisão de Rita Lee durante a ditadura militar.

O livro registra ainda seus altos e baixos no humor (“ciclotímica”, como diria o primeiro marido, Ronaldo Bôscoli) e no amor (o segundo casamento com Cesar Camargo Mariano, e os namoros de Edu Lobo a Nelson Motta, de Guilherme Arantes a Fábio Jr.). Mas o que fica mesmo do retrato traçado por Julio Maria é a artista de talento absurdo, reverenciada pelos músicos não como cantora mas como instrumentista. E seu instrumento era a voz. Esta, sim, eterna em gravações definitivas. 

ELIS REGINA – NADA SERÁ COMO ANTES
De Julio Maria
Biografia, editora Master Books, 424 páginas, R$ 49,90.
Cotação: 4 de 5

Leia mais notícias de Música

Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.