Itapema FM | 09/03/2015 16h44min
Há poucos anos, os smartphones praticamente aposentaram aparelhos como máquinas fotográficas, tocadores de mp3 e relógios de pulso. E não é que agora a grande aposta da gigante da tecnologia Apple é justamente este último item? É claro que marcar horas é o menor dos atrativos do smartwatch. Divulgadas nesta segunda-feira em evento apresentado pelo CEO Tim Cook, as aplicações do relógio inteligente incluem medir batimentos cardíacos, realizar pagamentos com cartão de crédito, atender ligações, ouvir música, entre outros – até mesmo marcar as horas.
– O Apple Watch é o dispositivo mais pessoal que nós já criamos. Ele não está só com você, ele está em você – disse o executivo da Apple, para começar a apresentação.
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Há focos que ficaram claros durante o discurso de Cook explicando os detalhes do Apple Watch. Um deles é a saúde pessoal. O CEO chegou a dizer que ter um Apple Watch "é como ter um treinador em seu pulso". Com medidores de distância e batimentos cardíacos, além de relatórios sobre as atividades físicas diárias e semanais, o relógio tem inclusive uma versão chamada Apple Watch Sport. Essa é a mais barata das três faixas de preço do produto: US$ 349 pela tela de 38mm e US$ 399 pela tela de 42mm.
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As outras duas versões são o Apple Watch e o Apple Watch Edition. A primeira vai custar de US$ 549 a US$ 1049, para a tela de 38mm, e de US$ 599 a US$ 1099, para a tela de 42mm. A variação dos preços vem do tipo de pulseira. Já a versão Edition é de luxo: acabada em ouro, vai ter preços que começam em US$ 10 mil – o que mostra outro foco da Apple no lançamento do wearable: o mundo da moda. Não à toa, a empresa contratou recentemente a CEO da Burberry, marca especializada em acessórios de luxo, para ser sua chefe de vendas.
É assim que a Apple vai mostrar os relógios em suas lojas
Como funciona o Apple Watch
A tela principal do dispositivo é um marcador de horas (que pode ter seu visual personalizado pelo usuário), mas deslizando a tela para o lado ou para baixo, é possível acessar outras funcionalidades e aplicativos. Algumas das mais básicas são o acesso ao calendário, à agenda, aos trending topics do Twitter, a notícias de empresas de jornalismo, à previsão do tempo e ao Instagram, por exemplo.
Ainda que o lançamento tenha contado com vídeos e depoimentos sobre o relógio, a grande atração da noite foi a apresentação de Kevin Lynch, executivo da Apple que subiu ao palco com um exemplar do Watch e mostrou todas as suas funcionalidades. Ele usou como exemplo uma viagem de avião – e mostrou como o relógio o ajudaria nessa rotina. Para começar, ele acessou a Siri (clicando no botão lateral ou dizendo "hey, Siri") e perguntou a temperatura em Nova York, a previsão para os próximos dias e pediu para que o aparelho o lembrasse de pegar um guarda-chuva quando chegasse em casa. Depois, mostrou que é possível acessar um aplicativo de pagamento e fazer compras em lojas físicas usando apenas o relógio – ao chegar perto da máquina de cartão de crédito, o Watch confirmava o pagamento, de forma instantânea.
Uma das graças do Apple Watch é poder mudar o tipo de mostrador de horas
Em seguida, o executivo mostrou aplicativos de aluguel de carro e de gerenciamento de passagens de voo. Mostrou ainda o funcionamento das mensagens e ligações no celular. Para as mensagens tradicionais, como as de celular, é possível responder por reconhecimento de voz: a resposta vai em forma de áudio ou de texto, transcrito pelo telefone (não há digitação). Mas há outra funcionalidade: se os seus contatos também têm Apple Watch, é possível adicioná-los à agenda. Com isso, o usuário pode enviar desenhos feitos na tela do relógio para o contato ou chamar a sua atenção dando um toque na tela. É possível até mandar a sua medição de batimentos cardíacos, ainda que seja difícil imaginar uma situação em que isso não fosse um pouco assustador.
Tudo isso é gerenciado pelo iPhone – para ter o relógio, é necessário ter o smartphone. No app do Watch baixado no celular, se gerencia os aplicativos do relógio. Sem ele, a funcionalidade fica impossível. Uma informação importante divulgada pela empresa: a duração da bateria é de mais ou menos 18 horas. Ou seja, é preciso recarregar o relógio toda noite.
As vendas do Apple Watch começam em 24 de abril, com encomendas a partir de 10 de abril. A empresa mostrou uma lista de países em que o produto vai estar disponível, onde não constava o Brasil.
Apple também anunciou novidades no Macbook
A empresa também anunciou novidades em outros de seus produtos. As principais se referem ao Macbook: a nova versão do notebook será a mais leve (900 gramas) e mais fina (13,1 mm) da história. Além disso, todos os cabos foram resumidos a um: é o USB-C, novo formato desenvolvido pela Apple, que serve para carregar a bateria, transmitir arquivos e conectar com outros dispositivos. A ideia é tornar o computador o mais móvel possível. Diminuindo o tamanho da placa mãe do notebook (e tirando toda e qualquer ventoinha, o que tornou tudo mais silencioso), a empresa conseguiu encher as entranhas do Macbook com mais bateria – com isso, ela garante que o computador terá energia para aguentar um dia sem recargas.
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