Itapema FM | 09/03/2015 06h03min
Se depender da quantidade de inscritos no edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2014, Santa Catarina pode se preparar para uma enxurrada de discos, shows, livros, peças, exposições e espetáculos. O maior instrumento de fomento às artes catarinenses recebeu 1569 projetos, um recorde em relação às duas edições anteriores. As áreas mais procuradas foram Música (343), seguida de Literatura (230) e Teatro (211).
- Esse número nos surpreendeu, considerando que o período em que as inscrições estiveram abertas [de 20 de outubro a 11 de fevereiro] incluiu as festas de final de ano e as férias de verão - admite a presidente da comissão de organização e acompanhamento do edital, Mary Elisabeth Benedet Garcia.
Na próxima quarta, será publicada no site da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) a lista dos projetos aptos a concorrer aos R$ 7 milhões distribuídos em 11 categorias. Segundo Mary, a expectativa é de que a maioria seja habilitada, ao contrário do que aconteceu em 2013, quando mais da metade foi desclassificada por problemas na documentação requerida. Na versão atual do Elisabete Anderle, a apresentação de documentos como certidões negativas (CNDs) é exigida apenas dos proponentes contemplados.
Os aprovados serão conhecidos no dia 24 de abril, também no site da FCC. A partir daí, o titular do projeto tem até dez dias úteis para enviar a documentação complementar. As etapas seguintes são assinatura de contrato e pagamento do prêmio em parcela única. A presidente da comissão afirma que a edição 2015 do edital deve ser lançada ainda neste ano, conforme garantiu o secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello. Mas vai ser difícil cumprir com todos os procedimentos - triagem, avaliação, divulgação dos vencedores e depósito do valor concedido - em tempo hábil.
Só para as inscrições, por exemplo, a orientação da Secretaria da Fazenda é de que seja observado o prazo de no mínimo 90 dias, para que os moradores das regiões mais remotas do Estado tenham condições de saber da abertura do processo e concorrer com seus projetos. Portanto, o edital de 2015 terá que ser lançado até setembro para pelo menos definir os premiados antes do reveillon. E, mesmo assim, o pagamento ficaria para 2016.
Das 11 categorias, as mais procuradas são Música (343), Literatura (230) e Teatro (211)
Foto:
reprodução
/
reprodução
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - ©
2009
clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.