Itapema FM | 02/03/2015 09h10min
Fato comum é que os transeuntes de Porto Alegre, cidade-sede da Muovere Cia. de Dança Contemporânea, entortem o pescoço ao se surpreenderem com as intervenções do grupo pelas ruas, em pesquisas e espetáculos que transformam o espaço público em campo de criação e de produção em dança. Com Desvio, que será apresentado em Joinville nesta terça-feira, iniciando uma turnê pelo Sul que no Estado também levará o grupo a Florianópolis, são os transeuntes que se tornam elementos de inspiração para uma nova forma de expressão da companhia.
Em outubro de 2011, começaram os processos de pesquisa: os bailarinos e a coreógrafa Jussara Miranda foram para as faixas em frente aos semáforos em três bairros da capital gaúcha para uma imersão de 12 horas de improvisação. Daí surgiram 200 vídeos, de um minuto cada. Trinta deles foram publicados em um site para a votação do público. Os 15 mais bem cotados foram escolhidos por Jussara e pelos outros diretores, Diego Mac e Jezebel de Carli, para a criação final.
Em cena estão quatro bailarinos que transformam seus corpos enquanto promovem uma corrida frenética – seja pelas faixas no meio da rua, do formato Desvio Sinal; seja nas faixas de estacionamento, do formato Desvio Cena –, mostrando seus pontos de vista sobre as áreas urbanas. As ações corporais ordinárias que o indivíduo utiliza na relação com o trânsito tornam-se parte da experiência coreográfica e, além da dança, o espetáculo reúne artes visuais e teatro.
É a partir da iluminação que reforça o “mapa” formado pelos movimentos dos bailarinos que a dança flui, em passos que ora utilizam o ambiente para experiência cênica, ora fazem surgir pas-de-deux irreverentes no “palco”.
Vencedor do Prêmio Funarte Artes na Rua 2013, Desvio terá duas apresentações em Joinville e depois seguirá para a capital paranaense, onde participará da Mostra Fringe do Festival de Teatro de Curitiba, nos dias 25, 26 e 27. Por fim, passará ainda por Londrina (PR), no dia 28, e mostrará seus dois formatos em Florianópolis, em 1º de abril.
Agende-se
Joinville — 3 de março
QUANDO: às 11 horas (Desvio Sinal) e às 17h30 (Desvio Cena)
ONDE: Desvio Sinal na avenida José Vieira (Beira-rio), na esquina com a rua Max Colin; e Desvio Cena no estacionamento do Centrevento Cau Hansen
Em caso de chuva a apresentação ocorrerá na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil
Florianópolis — 1º de abril
QUANDO: às 12horas (Desvio Sinal) e às 15 horas (Desvio Cena)
ONDE: Desvio Sinal na rua Eurico Gaspar Dutra, na esquina com a rua Santo Saraiva (no Estreito, em frente ao Sesc); e Desvio Cena na Arena do Centro de Artes da Udesc (avenida Madre Bencenuta, 2000)
Em caso de chuva a apresentação ocorrerá no hall do Bloco Amarelo do Ceart-Udesc
Ações corporais ordinárias transformam-se em passos coreografados
Foto:
Luciane Ferreira
/
Divulgação
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - ©
2009
clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.