Notícias

Itapema FM  | 02/03/2015 04h01min

Conheça a história de "A Noviça Rebelde", filme que completa 50 anos nesta segunda

"A Noviça Rebelde" completa 50 anos hoje consagrado como o musical de maior sucesso da história do cinema

Roger Lerina  |  roger.lerina@zerohora.com.br

No dia 2 de março de 1965, Julie Andrews correu pela primeira vez montanha acima e cantou como as colinas estão vivas com o som da música. Exatamente 50 anos depois da estreia no cinema, A Noviça Rebelde continua deleitando plateias no mundo todo — como ficou comprovado na recente entrega do Oscar, cujo ponto alto foi a comovente homenagem ao musical de maior sucesso de todos os tempos.

— Querida Lady Gaga, muito obrigada por esse maravilhoso tributo — agradeceu a protagonista Julie, 79 anos, ainda bela e encantadora como a jovem Maria da história, depois que a cantora pop interpretou com talento um medley com as canções The Sound of Music, My Favorite Things, Edelweiss e Climb Ev'ry Mountain (veja abaixo).

Os melhores memes do Oscar 2015


Produção vencedora de cinco Oscar (melhor filme, diretor, montagem, som e trilha sonora), A Noviça Rebelde desbancou na época ...E o Vento Levou (1939) do posto de maior bilheteria de todos os tempos. Ajustado aos valores atuais, o longa tem a terceira maior bilheteria da história nos EUA (o primeiro, após relançamentos, é ...E o Vento Levou) e o quinto em todo o mundo. O disco com a trilha alcançou o número 1 das paradas americanas e passou 70 semanas no topo — foi o álbum mais vendido no Reino Unido durante 1965, 1966 e 1968, e o segundo mais vendido de toda aquela década.

O êxito de A Noviça Rebelde, porém, é anterior ao célebre filme: a história da aspirante a freira que se torna governanta na mansão de um capitão austríaco e seus sete filhos estreou na Broadway em 1959. A montagem teatral nova-iorquina já incluía as inspiradas canções da dupla de compositores Richard Rodgers e Oscar Hammerstein II, que se tornaram populares antes de chegarem às telas. A versão hollywoodiana também não foi a primeira aparição da história no cinema: o alemão Wolfgang Liebeneiner dirigiu A Família Trapp (1956) e Família Trapp na América (1958), filmes que fizeram sucesso na Europa germânica e chamaram a atenção dos produtores norte-americanos.


A Noviça Rebelde
é baseado no livro The Story of the Trapp Family Singers, em que Maria von Trapp (1905 — 1987) conta a história de sua família, obrigada a fugir da Áustria depois da anexação do país pela Alemanha, em 1938, devido à postura antinazista do patriarca Georg Ludwig von Trapp (1880 — 1947). Por conta das dificuldades financeiras com a depressão mundial de 1930, os Von Trapp começaram a cantar em público para ganhar dinheiro — o que lhes trouxe também fama, ainda que o orgulhoso oficial da marinha austríaca ficasse constrangido com a situação.

Morre a última integrante da família que inspirou "A Noviça Rebelde"

Filme ganhou cinco Oscar

Quando a 20th Century Fox aprovou em 1962 a rodagem de A Noviça Rebelde, uma competente equipe artística e técnica foi mobilizada, incluindo o roteirista Ernest Lehman e o diretor Robert Wise — dobradinha responsável por outro clássico dos musicais: Amor, Sublime Amor (1961). Julie Andrews, a preferida dos produtores para viver Maria, relutou em aceitar o convite — a atriz achava o papel semelhante demais à babá que acabara de interpretar em Mary Poppins (1964). Já Christopher Plummer, escolhido para encarnar o capitão Georg, não gostou nem um pouco de participar de A Noviça Rebelde: chamava o filme de The Sound of Mucus ("O Som do Muco"), trocadilho com o título original, The Sound of Music. O ator disse ainda que odiou cantar a música Edelweiss, detestou atuar ao lado de Julie e confessou que estava bêbado durante a filmagem da sequência no festival de música.


Mesmo baseando-se na trajetória verídica dos personagens, A Noviça Rebelde não conquistou os fãs por causa da fidedignidade aos fatos. A casa dos Von Trapp, por exemplo, era grande e confortável, mas longe de ser o palácio luxuoso apresentado na tela. Da mesma forma, a fuga a pé da família para a Suíça é invenção — eles foram até a estação ferroviária local e pegaram um trem para a Itália, pois Salzburgo fica a poucos quilômetros da fronteira com a Alemanha e distante dos limites suíços e italianos.

Leia mais notícias de cinema

O que faz A Noviça Rebelde ser uma de nossas coisas favoritas é a feliz conjugação entre uma história de amor ingenuamente solar, um punhado de crianças adoráveis e números musicais de qualidade excepcional — tudo isso emoldurado por montanhas, lagos e construções centenárias da idílica região de Salzburgo. É o bastante para lembrar e não se sentir tão triste.

Veja 50 curiosidades sobre os 50 anos de “A Noviça Rebelde”

Twentieth Century Fox Film Corporation / Divulgação

Julie Andrews em célebre cena de "A Noviça Rebelde"
Foto:  Twentieth Century Fox Film Corporation  /  Divulgação


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.