Notícias

Itapema FM  | 18/02/2015 06h31min

Quem são os favoritos às estatuetas de melhor ator e melhor atriz no Oscar

Julianne Moore, protagonista de "Para Sempre Alice", e Eddie Redmayne, com "A Teoria de Tudo" chegam à cerimônia do próximo domingo embalados por vitórias em importantes premiações prévias

Atualizada às 08h51min Daniel Feix  |  daniel.feix@zerohora.com.br

Em todos os principais prêmios prévios ao Oscar, só deu ela. Aos 54 anos e com cinco indicações na carreira, Julianne Moore deve apenas estar contando as horas para receber a sua primeira estatueta dourada. A atriz encontrou na professora de linguística que começa a sofrer com Alzheimer, em Para Sempre Alice (filme que só estreia no Brasil em 12 de março), a personagem ideal para dar vazão a todo seu talento dramático.

Por esse longa, já faturou Bafta, Critics’ Choice, Globo de Ouro de atriz dramática e SAG Awards – este último entregue por intérpretes que, em grande parte, integram a Academia de Hollywood. A fase não poderia ser melhor: em maio passado, ela saiu consagrada como a melhor atriz do Festival de Cannes pelo filme Mapa para as Estrelas, de David Cronenberg (que estreia no Brasil em 26 de fevereiro).

Vencedora em 2006, por Johnny & June, Reese Witherspoon corre por fora neste ano por seu desempenho em Livre, assim como Felicity Jones (A Teoria de Tudo), indicada pela primeira vez. Rosamund Pike (Garota Exemplar) e a francesa Marion Cotillard, que já havia vencido em 2008 por Piaf e agora volta a concorrer com Dois Dias, uma Noite, são as zebras do quinteto de indicadas.

Veja como estão os prêmios prévios ao Oscar
Leia todas as notícias de cinema em Zero Hora

Entre os homens, há um pouco mais de disputa — mas é correto dizer que um nome desponta como favorito a receber o Oscar: Eddie Redmayne. Com 33 anos recém-completados, o intérprete de Stephen Hawking no drama biográfico A Teoria de Tudo já levou o Bafta, o SAG Awards e o Globo de Ouro de ator dramático. Tem tudo para ser consagrado como um dos mais jovens vencedores do Oscar de melhor ator — o recorde é de Adrien Brody, que tinha 29 ao ser premiado, em 2002, por O Pianista.

Vencedor do Critics’ Choice e do Globo de Ouro de melhor ator cômico, Michael Keaton, de Birdman, é quem pode tirar a estatueta de Redmayne — se a Academia contrariar a lógica e não reafirmar seu gosto pelos papéis que exigem grande transformação física. Benedict Cumberbatch, de O Jogo da Imitação, e Steve Carell, de Foxcatcher, devem se contentar com os elogios da crítica e a aclamação dos fãs — o que não faltou a ambos. E Bradley Cooper, de Sniper Americano (que estreia nesta quinta-feira no Brasil), deve ficar pelo caminho pela terceira temporada consecutiva — nos dois anos anteriores, concorreu por O Lado Bom da Vida e Trapaça. No caso de um ator até pouco tempo atrás conhecido basicamente pelas comédias despretensiosas, trata-se de um feito digno de nota.

Leia as críticas dos principais indicados ao Oscar:
Selma
A Teoria de Tudo
O Jogo da Imitação
Birdman
Boyhood
O Grande Hotel Budapeste
Foxcatcher
Whiplash

ZERO HORA
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.