Notícias

Itapema FM  | 10/02/2015 04h01min

Produtor de Amy Winehouse, Mark Ronson acerta a mão em disco solo

Recém-lançado, "Uptown Special" desponta como uma das promessas da música pop de 2015

Gustavo Brigatti  |  gustavo.brigatti@zerohora.com.br

A última edição do Grammy ocorreu há dois dias, mas a festa de 2016 já tem candidato seriíssimo a levar a maioria dos gramofones dourados: Mark Ronson. Um dos mais bem-sucedidos produtores da última década — responsável por lançar ninguém menos que Amy Winehouse —, o inglês de 39 anos sai dos bastidores para ver seu próprio nome brilhar, com o recém-lançado Uptown Special, seu quarto álbum.
Confira 10 sucessos que têm Mark Ronson como produtor
Confira outras matérias sobre música

Riquinho inglês exilado em Nova York após o divórcio dos pais, Ronson se apaixonou pela cena hip-hop do final dos anos 1980 e, na sequência, tornou-se obcecado pela música negra americana. Sem qualquer traquejo para o palco, virou DJ e amigo de celebridades da música, do cinema e da moda.

Bem relacionado e com bagagem musical suficiente, começou a produzir discos de qualquer um que estivesse interessado em um pouco de black na sua music. Em 2006, depois de trabalhar com gente tão diferente quanto o rapper casca-grossa Ol’ Dirty Bastard e a ninfeta Lily Allen, finalmente acertou a mão com Amy Winehouse e seu arrasador Back to Black.

O álbum rendeu três Grammy a Ronson e o colocou no Olimpo dos grandes produtores. Depois de Amy, vieram Adele, Kaiser Chiefs, Robbie Williams, Duran Duran e até Paul McCartney, todos interessados no toque de Midas do inglês. Sua fama atravessou o oceano e, claro, chegou aos astros pop americanos – o primeiro foi Bruno Mars, que o convocou para Unorthodox Jukebox, em 2012.

No disco de Ronson, a vencedora dobradinha entre ele e Mars se repetiu com o single Uptown Funk. A música homenageia o R&B dos anos 1980 com verniz pop – não à toa, tirou Taylor Swift do seu reinado no topo das listas de canções mais executados e está há nove semanas na liderança nos EUA e Reino Unido.

Espécie de Get Lucky de 2015 (pela base retrô, vocação para as pistas de dança e prêmios semelhantes ao sucesso do Daft Punk), Uptown Funk puxou Uptown Special, o disco completo – que traz ainda participações do guitarrista Kevin Parker, do psicodélico Tame Impala, de Stevie Wonder e do premiado escritor americano Michael Chabon como parceiro nas composições. Sem dar chance para ninguém, estreou direto no primeiro lugar entre os mais vendidos.

Grammy 2016, aí vai Ronson.

SEGUNDO CADERNO
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.