Itapema FM | 05/02/2015 11h31min
Desta quinta-feira até o dia 15, Berlim é a capital do cinema de autor. A 65ª edição da Berlinale, um dos três maiores festivais europeus (juntamente com Cannes e Veneza), começa com a exibição de Nobody Wants the Night, da espanhola Isabel Coixet. Ao longo de 10 dias, serão projetados os novos filmes de Peter Greenaway (Eisenstein in Guanajuato), Oliver Hirschbiegel (Elser), Terrence Malick (Knight of Cups), Werner Herzog (Queen of the Desert) e Jafar Panahi (Taxi), entre outros.
São, no total, 19 longas longas competindo pelo Urso de Ouro, e mais exibições hors-concours de filmes como Cinderella, de Kenneth Branagh, e Everything Will Be Fine, do alemão Wim Wenders, que receberá um prêmio especial pelo conjunto de sua obra. O júri desta edição é presidido por Darren Aronofsky.
Três filmes brasileiros foram selecionados para integrar a mostra paralela Panorama: Ausência, de Chico Teixeira, Sangue Azul, de Lírio Ferreira, e Que Horas Ela Volta?, de Anna Muylaert (que rendeu o prêmio de melhor atriz em Sundance para Regina Casé). O curta Mar de Fogo, de Joel Pizzini, representa o Brasil na competição de curtas-metragens.
Já o longa Beira-Mar, dos gaúchos Filipe Matzembacher e Marcio Reolon, está na mostra Fórum – a mesma que recebeu Castanha no ano passado. Leia mais sobre a representação do RS em Berlim na coluna Contracapa.
Leia as críticas de outros filmes da corrida do Oscar:
A Teoria de Tudo
O Jogo da Imitação
Birdman
Boyhood
O Grande Hotel Budapeste
Foxcatcher
Whiplash
Selma
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - ©
2009
clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.