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Itapema FM  | 05/02/2015 10h23min

Gustavo Brigatti: episodic games estarão por toda parte em 2015

Títulos fazem sucesso seguindo a fórmula consagrada pelas séries de TV

Gustavo Brigatti  |  gustavo.brigatti@zerohora.com.br

Não é preciso muito para sacar como os seriados de TV estão inseridos na cultura pop e o quanto inovam no que toca à linguagem e à narrativa, conquistando um espaço que antes era exclusivo do cinema. No universo dos jogos eletrônicos, movimento semelhante está ocorrendo com a ascensão dos chamados episodic games. Em 2015, eles estarão por toda parte.

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Para você que está chegando agora, eu explico: episodic game é um jogo lançado em partes, tipo um... seriado de TV. Diferentemente dos títulos convencionais, que são produtos fechados com histórias com começo, meio e fim, os episodic games vão desenvolvendo sua narrativa ao longo de vários capítulos, liberados a conta-gotas pelos fabricantes.

Com duração menor e jogabilidade mais simples, os episodic games também são baratos, custando em média R$ 10 por capítulo, e podem, ao final da temporada, serem comprados no formato de box – igual a um... seriado de TV.

O mais famoso e bem-sucedido episodic game é justamente baseado em um (advinha?) seriado: lançado em 2012, The Walking Dead – The Game tem uma terceira temporada engatilhada depois de acumular prêmios e dólares para sua desenvolvedora, a Telltale.

Especialista em episodic games, a Telltale mexe com o gênero desde a metade dos anos 2000, mirando sua produção em franquias de sucesso nos cinemas e na TV, como Jurassic Park, De Volta para o Futuro e CSI – além de Game of Thrones e The Walking Dead. Para 2015, o blockbuster dos games indie Minecraft também deverá ganhar seu episodic game pela Telltale.

Mas outras empresas também querem garantir sua parte desse filão. A Orpheus Interactive, por exemplo, acaba de lançar Sons of Anarchy: The Prospect, baseado na série de TV e direto para celulares. Há pouco, a Square Enix entrou na jogada com Life Is Strange, e a Acess Games lançou D4.

O segredo do sucesso dos episodic games é o mesmo dos (a-ham) seriados: fidelização do consumidor. Uma vez fisgado no primeiro capítulo, o jogador não terá por que não comprar o segundo. E mesmo que algum dos episódios seja ruim, sempre há a possibilidade de o próximo ser melhor. Igualzinho a vocês-sabem-bem.

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