Itapema FM | 05/02/2015 07h01min
O que acontece quando duas bailarinas resolvem refletir sobre os anos em que passaram por exercícios diários nas barras das salas espelhadas? E quando são estimuladas por uma diretora de teatro que tem como foco de pesquisa o desdobramento prático das narrativas pessoais? Este encontro só poderia negar o clichê cor-de-rosa do balé e trazer à tona o “labo B” da atividade. Ressonâncias, espetáculo que estreia neste sábado em Joinville, foi gerado dentro de questionamentos que perpassam a relação professor/aluno e a estética ligada ao corpo.
:: Leia mais notícias de cultura e variedades ::
Concebido em coletividade, a peça de dança-teatro tem em cena as atrizes e bailarinas Ana Carolina Leimann e Júlia Fernandes Lacerda, dirigidas por Heloisa Marina. Ana, que atualmente vive em São Paulo, traz na bagagem a formação clássica pela Escola do Teatro Bolshoi do Brasil, em Joinville. De Florianópolis, Júlia viveu a dança na adolescência, porém sem o mesmo peso profissionalizante.
– As duas trazem experiências e corpos diferentes que são muito interessantes para a proposta. Não tenho a vivência na área, meu trabalho foi trazer inquietações para a criação coletiva. A peça tem partes teatrais e partes coreográficas – define a diretora, que contou com a ajuda da especialista em dança contemporânea Maria Carolina Vieira nos ajustes finais.
As três se encontraram no curso de Artes Cênicas da Udesc, e Ressonâncias, primeiro trabalho do grupo, saiu do Projeto Narrativas Coreográficas em Cena, contemplado em 2014 pelo Prêmio Funarte Petrobras de Dança Klaus Vianna. Desde o ano passado, elas vêm compartilhando as descobertas e inspirações em uma fan page no Facebook.
“Para além da imagem do perfeito que o balé leva à cena, existe um caminho de seletividade, dedicação, determinação, sorte, força física e psicológica (entre outras questões)”, apresenta o texto de uma das reflexões. Além da arte cênica e da dança, a hibridização do espetáculo conta com a colaboração sonora de Galvão Bertazzi. Ele assina a trilha inédita criada a partir de músicas sugeridas pelo elenco.
Depois da apresentação no Galpão de Teatro da Ajote, em Joinville, a peça tem outras duas sessões marcadas na Capital. No dia 20, às 20h, Ressonâncias estará no palco da Udesc, também com entrada gratuita. No dia seguinte, Heloísa oferece uma oficina sobre o processo de criação seguida da apresentação na Cenarium Escola de Dança.
Agende-se
O quê: estreia do espetáculo Ressonâncias
Quando: sábado, às 20h
Onde: Galpão de Teatro da Ajote, na Cidadela Cultural Antarctica (Rua 15 de Novembro, 1.383, Joinville)
Quanto: entrada gratuita
Peça é interpretada pelas atrizes/bailarinas Ana Carolina Leimann e Júlia Fernandes Lacerda
Foto:
Alberto Goulart
/
Divulgação
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - ©
2009
clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.