Itapema FM | 24/01/2015 05h05min
O caderno Vida ouviu especialistas que elencaram uma série de dicas para ajudar você a colocar seus planos de uma vida mais saudável em prática nas férias. Confira.
Gaste tempo com a alimentação
Aproveite o tempo livre e invista na procura dos alimentos que você quer, gosta ou precisa consumir. Vá a feiras livres, procure diversificar os fornecedores, conheça como os alimentos são produzidos, estabeleça contato com os produtores da sua comida preferida — assim você poderá garantir que ela chegue mais rapidamente e, com sorte, por um preço mais justo, ao seu prato.
Como as férias podem ajudá-lo a garantir um 2015 mais saudável
Como aproveitar as férias para sair do sedentarismo
Nada de radicalismo
Segundo a nutricionista Flávia Morais, os alimentos calóricos não precisam ser completamente abolidos, desde que sejam consumidos em pequenas porções. O ideal, indica Flávia, é substituir gradualmente alimentos muito calóricos pelos de baixa caloria e alto valor nutricional. Procure consumir alfarroba, chocolate amargo (70% de cacau) ou barras de cereais em vez de chocolate ao leite, por exemplo. Prefira cereais integrais como granola e aveia, com bebidas vegetais ou frutas, no lugar de salgadinhos. Bolachas integrais podem substituir as recheadas, e muffins zero açúcar entram no lugar dos bolos e doces.
Teste novas receitas
Use as férias para fazer as refeições em casa e tire aquelas receitas diferentes do caderninho. Não sabe como preparar? Peça ajuda a quem sabe. Assista a programas de gastronomia na televisão e conte com a internet para encontrar receitas e estratégias saudáveis para se alimentar. Ligue para aquela antiga e experiente cozinheira da família, troque receitas com os vizinhos, convide amigos para jantar, faça piqueniques. Atividades diferentes (comer no parque ou almoçar em um novo bairro) ajudam a prestar mais atenção ao que se come e a despertar novos olhares sobre a comida.
Crie horários
Comer no momento certo ajuda a regular a dieta. De acordo com o médico do esporte e especialista em Medicina Preventiva e Longevidade Fábio Cardoso, o ideal é ter um esquema de horários para se alimentar. Procure respeitá-lo. Segundo Cardoso, pular o café da manhã, almoço ou jantar leva a um desarranjo digestivo e metabólico, quando acontece muitas vezes (mesmo que a alimentação seja saudável), e abre as portas para obesidade, hipertensão e diabetes, entre outras doenças.
Tenha seu kit à mão
A beira da praia é repleta de tentações. Picolé, pastel, milho, peixe frito... Não que esses alimentos sejam proibidos mas, para evitar o excesso de calorias, mantenha uma sacola térmica abastecida de itens saudáveis e que ajudam a manter a hidratação. Além de líquidos, como água e sucos naturais, a dica é investir nas frutas da estação e nos sanduíches naturais, que podem ser feitos com queijo branco, beterraba, cenoura e tomate.
É o que costuma fazer a família Hintz, de Ijuí. Logo cedo, a mãe, Silvana, prepara o lanche das crianças. Sanduíches e água estão entre os itens que ela carrega na bolsa térmica e leva para a faixa de areia em Capão da Canoa.
— Eles preferem bolacha e refrigerante, mas sempre procuramos trazer sanduíches feitos em casa também. É melhor para eles — garante o pai, Fúlvio.
ZERO HORA
Priscila, nove anos, e Adrian, cinco anos, já se acostumaram com a comida saudável na praia
Foto:
Ricardo Duarte
/
Zero Hora
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - ©
2009
clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.