Itapema FM | 19/01/2015 11h44min
Após acompanhar os acidentes que ocorreram nas estradas gaúchas no início do ano, muitos envolvendo ônibus, o empresário e desenvolverdor Lucas Montano quis dar voz aos passageiros. Sua empresa, a Moolab, em parceria com a Madre, lançaram nesta segunda-feira o aplicativo Fiscal a Bordo. O app está disponível para Android e em breve chegará à Apple Store.
– Pelo que eu acompanhei nos noticiários, muitos passageiros que se acidentaram não tinham como saber e denunciar a velocidade em que o veículo andava. Foi quando tivemos essa ideia e conseguimos programá-lo em menos de uma semana – conta o Montano.
Para calcular a velocidade do ônibus, o aplicativo se baseia no GPS do celular. Segundo o programador, o resultado pode ter uma variação de 2 km/h para mais ou para menos. Após calcular a velocidade, o usuário pode postar uma denúncia, informando a velocidade e o trecho por onde o veículo está trafegando. A postagem vai direto para uma timeline no site do app.
Leia as últimas notícias de Tecnologia
O Fiscal a Bordo ainda possibilita registrar a falta de higiene do ônibus, ausência do cinto de segurança, superlotação e problemas mecânicos.Para Cláudio Bonatto, professor de Direito do Consumidor da Fundação do Ministério Público (FMP), a novidade pode ajudar a polícia e a Justiça em investigações:
– A denúncia do passageiro poderia ser usada como indício probatório dentro de um processo se as informações dadas pelo aplicativo forem cientificamente comprovadas por peritos.
Segundo o professor, a ferramenta pode ser de grande ajuda para empresas e consumidores, ao tornar pública essas informações e denúncias.
ZERO HORAGrupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - ©
2009
clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.