Notícias

Itapema FM  | 15/01/2015 16h56min

Conheça detalhes de todos os indicados ao prêmio de melhor filme no Oscar 2015

"Birdman", "Boyhood" e "O Jogo da Imitação" surgem como favoritos à estatueta

Oito filmes concorrem ao prêmio mais esperado do Oscar. E esse número talvez seja a grande surpresa da lista – que, nos três anos anteriores, teve nove indicados. Na briga pela estatueta de melhor filme, há longas baseados em histórias reais, como Sniper Americano e A Teoria de Tudo. Há também filmes supercriativos e originais, como Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) e O Grande Hotel Budapeste, além da sensação do ano, Boyhood – Da Infância à Juventude. Chamou atenção a ausência de Foxcatcher – Uma História que Chocou o Mundo, já que o diretor Bennett Miller é um dos cinco indicados a melhor diretor.

Saiba quem são todos os indicados ao Oscar 2015
Quem são os grandes favoritos para esta edição da premiação
Leia todas as notícias de entretenimento

Confira a lista completa dos indicados a melhor filme no Oscar:

Sniper Americano

Apreciador convicto de histórias de guerra, Clint Eastwood havia sido indicado pela última vez ao Oscar justamente por um filme de batalha bélica: Cartas de Iwo Jima, em 2007. Agora, o ex-galã de western conta a história do atirador mais letal do exército americano, Chris Kyle.

O longa-metragem é baseado na autobiografia do militar, na qual ele conta que alcançou a marca de 150 mortes, acumuladas em diversas incursões ao Iraque e outras zonas de combate. Bradley Cooper, protagonista do filme, conta que tinha vontade de conhecer o atirador, para que seu personagem fosse mais verdadeiro – mas ele não teve a chance, já que Kyle foi assassinado em 2013, vítima de um ex-militar com suposto estresse pós-traumático.

Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)

Um dos favoritos ao prêmio, Birdman surge como o filme com mais indicações nesta edição do Oscar (ao lado de O Grande Hotel Budapeste, com nove nomeações). Dirigido pelo mexicano Alejandro González Iñárritu, o filme conta a história de um decadente ator de Hollywood, que no passado fez sucesso no papel do super-herói Birdman. A ironia – proposital ou não – é que Michael Keaton, protagonista desta comédia de humor negro, viveu o Batman nos cinemas no final dos anos 1980 e início dos 1990, e desde lá não emplaca um papel de sucesso.

Na história, Riggan (o ex-Birdman) batalha para montar uma adaptação da obra de Raymond Carver (poeta americano) na Broadway enquanto é atormentado por vozes e aparições do super-herói.

Boyhood – Da Infância à Juventude

Uma façanha cinematográfica, Boyhood chama atenção tanto pelo que apresenta durante suas quase três horas de filme quanto por sua história de bastidor. O longa-metragem ambicioso de Richard Linklater foi filmado entre maio de 2002 e outubro de 2013 – o protagonista Ellar Coltrane, que vive Mason, começou as filmagens com cinco anos e terminou com 18, para se ter uma ideia.

Nas palavras do jornalista Daniel Feix, de ZH, "tudo é absolutamente cru: sem qualquer letreiro para identificar a época que cada sequência representa, o espectador acompanha seu crescimento apenas a partir das situações que o garoto vivencia – e das muitas referências à cultura pop, que escancaram o caráter efêmero dos fenômenos cultuados pelos adolescentes." Leia a crítica na íntegra.

O Grande Hotel Budapeste

Por meio da voz de um escritor, interpretado por Tom Wilkinson, o diretor Wes Anderson leva o espectador a conhecer Gustave H., concierge de um hotel europeu prestigiado em um período entreguerras. Inspirado no autor judeu Stefan Zweig (1881 – 1942), o personagem vivido por Ralph Fiennes acaba tendo Zero Moustafa (F. Murray Abraham) como seu pupilo. Durante a história, eles acabam encontrando uma série de personagens, da milionária excêntrica (Tilda Swinton) ao capanga implacável (William Dafoe), do policial influente (Edward Norton) ao jovem ambicioso (Adrien Brody).

O escritor em que Wes Anderson se inspirou para criar o personagem principal de sua trama refugiou-se no Brasil para fugir do nazismo. Em 1942, suicidou-se em Petrópolis, no Rio de Janeiro, deixando clara em sua carta de despedida a desilusão com a intolerância e o autoritarismo que se manifestavam na Europa. Leia a crítica de ZH para o filme de Wes Anderson.

O Jogo da Imitação

Um dos grandes nomes desta edição do Oscar, este filme dirigido pelo norueguês Morten Tyldum conta a história de Alan Turing, personagem real e crucial durante a II Guerra Mundial. Turing era um pioneiro e especialista em informática e ciência da computação, o que o ajudou a desenvolver o projeto Ultra, que quebraria os códigos de guerra da Alemanha nazista.

Entretanto, Turing seria preso em 1952, acusado de "atentado violento ao pudor" – acusação relacionada à sua homossexualidade, algo que causa ao intelectual conflitos psicológicos e o consequente suicídio, em 1954.

Selma

Inspirado nos eventos conhecidos como Marchas de Selma a Montgomery, três manifestações do movimento pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, este filme retrata Martin Luther King, vivido por David Oyelowo, ao lado de James Bevel e Hosea Willians lutando pelo direito de votar em um país racista e segregador.

O filme tem ainda Tom Wilkinson no papel do presidente Lyndon Johnson e Tim Roth como George Wallace.

A Teoria de Tudo

Cinebiografia do astrofísico Stephen Hawking, desde sua juventude, passando pelos momentos de suas grandes descobertas, até chegar à fase em que descobre sua doença motora degenerativa, aos 21 anos, o que o coloca em uma cadeira de rodas e tira sua capacidade de falar.

No filme, o personagem principal, vivido por Ellie Redmayne, ainda é mostrado ao lado de Jane Hawking, sua paixão, que tem Felicity Jones como intérprete.

Whiplash – Em Busca da Perfeição

Um promissor e talentoso baterista de jazz – interpretado por Miles Teller – entra em um conservatório de música com a intenção de se tornar o melhor baterista do mundo. Na escola, ele acaba encontrando um professor exigente, violento e com métodos humilhantes de ensino (um papel que rendeu a J. K. Simmons a indicação ao prêmio de melhor ator coadjuvante e a vitória na mesma categoria no Globo De Ouro). Num jogo de gato e rato, aluno e professor brigam psicológica e fisicamente para garantir que o músico atinja todo o seu potencial.

Universal Pictures / Divulgação

"Boyhood", do diretor Richard Linklater, concorre a outros cinco prêmios no Oscar 2015
Foto:  Universal Pictures  /  Divulgação


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.