Notícias

Itapema FM  | 13/01/2015 13h45min

Florianópolis como você nunca (ou)viu

Aplicativo mostra cantinhos escondidos da Ilha através de relatos de artistas locais

Marina Empinotti  |  marina.empinotti@diario.com.br

Imagine ter como guias turísticos artistas locais que, em cada ponto visitado, apresentem um texto ou música inspirados pelo lugar em que vocês estão. O aplicativo Floripa By Music, que será lançado ainda este mês, faz essa ponte para os usuários.

O app será disponibilizado para download gratuitamente na Apple Store. Por enquanto, somente a versão para iOS estará disponível, mas os criadores, do grupo Rainbug Multimedia, pretendem investir no sistema Android em breve, após coletar feedback dos usuários e fechar parcerias comerciais para o desenvolvimento.

:: Confira mais notícias do verão em Santa Catarina

Segundo Moysés de Carvalho, músico e sound designer do aplicativo, este é o primeiro app no mundo que utiliza a geolocalização e a música para ajudar turistas e moradores a explorar a cidade de uma forma inusitada e emocionante.

— Nós pedimos a cada músico ou banda que escolhesse um local especial de Floripa, que lhes servisse de fonte de inspiração ou que tivesse a ver com suas músicas ou sonoridades, e escrevesse um texto de apresentação como se estivesse indicando aquele lugar a um grande amigo — resume Carvalho — Os artistas enriqueceram muito o app ao apresentar lugares inusitados e cheios de histórias, muitos dos quais jamais apareceriam em qualquer guia turístico, o que também é ótimo para os comerciantes locais que sofrem com a sazonalidade.

O aplicativo foi pensado para ser usado em dois momentos distintos: pré-viagem, ainda em casa, lendo sobre os lugares e criando um vínculo emocional com cada lugar ao ouvir as músicas dos artistas, conhecendo um pouco mais da histórias dos músicos e planejando a viagem. O segundo momento seria in loco, ouvindo as músicas em cada um dos lugares da Ilha, explorando e tendo o app como um amigo de bolso.

Veja um preview do app e ouça a canção escolhida por Cassim e Barbária para acompanhar a visita à trilha da Costa da Lagoa.


"Moro no Canto dos Araçás e foi nele e na trilha para a Costa da Lagoa onde tive a ideia da Subtropicália; um som/estética que remete ao clima subtropical da Ilha. É uma Tropicália com tons mais sombrios, que combinam com o vento, o tempo imprevisível de Floripa e as histórias de bruxas das tradições locais."




 

DIÁRIO CATARINENSE
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.