Notícias

Itapema FM  | 12/01/2015 10h19min

Saiba quais apresentações do 10º Femusc você não pode perder

Festival de música em Jaraguá do Sul começa no próximo domingo

RAFAELA MAZZARO  |  rafaela.mazzaro@an.com.br

Só pelo tom das mensagens trocadas entre os instrumentistas que desembarcam nos próximos dias para o Festival de Música de Santa Catarina (Femusc), em Jaraguá do Sul, já se pode perceber o clima de camaradagem. Enquanto alguns pedem ajuda com transporte e partituras, outros tiram dúvidas que são respondidas pelo fundador e diretor artístico do evento, Alex Klein, que dosa as postagens informativas com outras cheias de humor. A comunicação prévia acontece em um grupo do Facebook em pelo menos três línguas. E é ali mesmo que a 10ª edição do evento, de 18 a 31 de janeiro, ganha os primeiros contornos.

Este espírito informal e democrático acompanha os participantes que buscam se aprimorar nos mais variados instrumentos durante o festival. Músicos renomados internacionalmente dividem o refeitório com estudantes e há troca de experiências nos mais improváveis cantos do Centro Cultural Scar, onde ocorrem as principais atividades do evento. À noite, após as apresentações, as lanchonetes próximas à Scar se transformam em ponto de comunhão entre culturas.

800 participantes de 30 países

Neste ano, o Femusc contabiliza 800 participantes de 30 países, incluindo o Brasil. A maior parte virá da América Latina e alguns terão em Santa Catarina a primeira experiência em terras brasileiras. Os que vêm para estudo – cerca de 500 matriculados – são atraídos pelos currículos dos professores, pela oportunidade de mostrar o que fazem de melhor a uma plateia apaixonada e, em alguns casos, para serem descobertos por uma grande orquestra.

O público, formado principalmente pelos jaraguaenses, que já se acostumaram com a circulação dos instrumentistas pela cidade durante o verão, agora também dão boas-vindas aos cantores. A inclusão do canto lírico na programação foi anunciada no fim da nona edição, atendendo a uma reinvindicação antiga de profissionais da área.

– A questão maior sempre foi a logística. O canto requer detalhes específicos aos cantores, incomparáveis ao que oferecíamos a outros instrumentos até então – explica o diretor artístico.

Além de oferecer uma oportunidade de aprimoramento para uma área pouco privilegiada em festivais de música na América, o Femusc também proporciona uma vantagem a mais para o público, que poderá conferir óperas e corais dentro da programação de apresentações gratuitas na Scar e em espaços públicos. Os participantes passaram pelo mesmo processo de seleção dos instrumentistas. Dos 96 inscritos, 42 foram aprovados.

– Muitos destes cantores já estão ativos como profissionais e, portanto, nem nos referimos a eles como alunos e, sim, participantes – diz Klein.

O incremento das vozes na programação traz talentos como a cubana Anna Häsler, radicada na Suíça, com uma carreira expressiva em teatros europeus como a Ópera Estadual da Bavária, em Munique. Céline Imbert, celebrada soprano lírica brasileira com atuação em produções de ópera, e Gino Quilico, barítono canadense com passagem pelo Metropolitan Opera em Nova York, também fazem parte do quadro docente. O preparador de voz André dos Santos, que atualmente atua na Academia de Ópera do Teatro São Pedro, em São Paulo, é outro convidado a dar aulas e, ainda, preparar o Coral Femusc.

Agende-se

O quê: 10º Festival de Música de Santa Catarina (Femusc).
Quando: de 18 a 31 de janeiro, em diferentes horários. As principais apresentações ocorrem a partir das 20h.
Onde: Centro Cultural da Scar (rua Jorge Czerniewicz, 160, Czerniewicz, em Jaraguá do Sul ) e em espaços públicos de Jaraguá do Sul.
Quanto: ingressos gratuitos distribuídos na bilheteria da Scar dois dias antes da data de cada apresentação. Como a procura é grande, principalmente para os grandes concertos, a retirada é limitada a dois ingressos por pessoa.
Informações: Confira a programação completa no site do Anexo.

:: Relembre os 10 melhores momentos do Femusc ::


O que assistir no Femusc

Abertura
20h, no Grande Teatro da Scar
Por que assistir: é o primeiro dia do evento e será marcado pelo encontro entre o maestro e oboísta Alex Klein, a soprano lírica brasileira Céline Imbert (pela primeira vez no evento) e o violonista costa-riquenho Mario Ulloa, além de 50 músicos de oito países latino-americanos.

Dia 19
Piano Masters
18h, na sala 201 da Scar
Por que assistir: o recital será com o pianista Alexandre Dossin, brasileiro premiado internacionalmente. Em outras participações, é sempre ovacionado pela plateia.

Momento Springmann
19h, no Pequeno Teatro da Scar
Por que assistir: a programação é dedicada ao quarteto de cordas Arianna String Quartet, residente no Touhill Performing Arts Center, nos Estados Unidos.

Grandes Concertos
20h, no Grande Teatro da Scar
Por que assistir: é a abertura da tradicional série de concertos especiais do evento e terá como convidada a The Nichols Camerata, dos Estados Unidos.

Dia 20
Momento Springmann
19h, no Pequeno Teatro da Scar
Por que assistir: o concerto terá a presença do contrabaixista romeno Catalin Rotaru, professor da Escola de Música da Arizona State University.

Concerto das Nações
20h30min, no Grande Teatro da Scar
Por que assistir: é um dos pontos altos e mais divertidos do festival, quando os participantes de cada nacionalidade se unem para apresentar um pouco de sua cultura no palco, em uma espécie de “microfone aberto”.

Dia 23
Grandes Concertos
20h30min, no Grande Teatro da Scar
Por que assistir: a Orquestra Sinfônica do Femusc, formada por alunos de nível avançado, executará a obra de Dmitri Shostakovich que foi considerada a principal da primeira edição do evento, em 2006.

Dia 24
Grandes Concertos
20h30min, no Grande Teatro da Scar
Por que assistir: o evento terá a participação da Orquestra de Professores, do Coral Femusc e de solistas. O violinista argentino Leon Spierer vai liderar a Orquestra sem Maestro, também tradicional no evento.

Grandes Concertos
20h30m, no Grande Teatro da Scar
Por que assistir: A Orquestra Sinfônica do Femusc se apresentará sob a regência da britânica Catherine Larsen-Maguire, um dos destaques do quadro de professores do Femusc.

Dia 28
Grandes Concertos
20h30min, no Grande Teatro da Scar
Por que assistir: é a noite dedicada às harpas, com a participação da harpista norte-americana Rita Costanzi. Jaraguá do Sul é considerada a capital do instrumento no Brasil.

Dia 29
Grandes Concertos
Às 20h30min, no Grande Teatro da Scar
Por que assistir: Este é o grande momento em que alunos de canto lírico e de instrumentos se unirão para executar grandes óperas, uma das novidades desta edição.

Dia 30
Momento Springmann
19h, no Pequeno Teatro da Scar
Por que assistir: O grupo de música contemporânea do Femusc apresentará um repertório diferente do que é executado ao longo da programação do festival, promovendo novas experiências sonoras.

A NOTÍCIA
Germano Rorato / Agencia RBS

Concerto das Nações será no dia 20
Foto:  Germano Rorato  /  Agencia RBS


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

08/01/2015 09h31min
Femusc começa no dia 18 em Jaraguá do Sul
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.