Itapema FM | 23/12/2014 16h08min
Em 2014, bandas históricas como Pink Floyd e AC/DC voltaram a nos agraciar com um pouco do que fazem de melhor: rock and roll. No mesmo ano, Cachorro Grande e Black Keys conseguiram se reinventar e lançar grandes discos, diferentes do que os fãs esperavam. Marcelo Camelo e Mallu Magalhães se uniram para formar a Banda do Mar, o Weezer voltou às origens e algumas novas bandas apareceram no cenário. Para relembrar como foi o 2014 do rock, confira nossa lista de 10 músicas. A ordem das músicas é aleatória, sem qualquer ranking por qualidade ou importância – ainda assim, se você acha que faltou algo, comente lá embaixo.
1. AC/DC – Rock or Bust
Os caras que resumem o que se pode chamar de rock. No ano em que o baterista Phil Rudd foi acusado de planejar assassinatos e o guitarrista Malcolm Young foi diagnosticado com demência, o AC/DC conseguiu lançar o disco Rock or Bust. Embora o 16º álbum da banda nos mostre mais do mesmo, isso não necessariamente significa algo ruim.
2. Foo Fighters – Something from Nothing
Talvez a maior banda do rock contemporâneo, o Foo Fighters mantém um ritmo alucinante desde o lançamento de Wasting Light, em 2011. Desde lá, o grupo lançou o documentário Back and Forth, sobre a gravação do disco, outro filme chamado Sound City, produção de Dave Grohl sobre o estúdio californiano, além do seriado Sonic Highways, que conta histórias sobre cidades americanas e a influência de suas músicas no som do Foo Fighters. Fora shows, turnês e apresentações em programas de TV. E o que importa, a música, é excelente. Ah, lembre-se: eles tocam em Porto Alegre no ano que vem.
3. Weezer – Back to the Shack
Ok que eles fizeram uns discos estranhos, ninguém entendeu muito bem o que estava acontecendo, mas agora, aparentemente, o Weezer voltou. Em Everything Will be Alright in the End, Rivers Cuomo e sua turma apresentam a maioria dos elementos que os fizeram despontar. Não é à toa que, em Back to the Shack, Como canta que quer voltar "arrebentando como em 1994". Pode não ser como em 1994, mas é quase.
4. The Black Keys – Gotta Get Away
É o melhor refrão do ano. Desiludido com o fim do casamento, Dan Auerbach canta sobre tudo que fez para fugir das lembranças da ex-esposa. Em Turn Blue, novo disco da dupla, a antiga sonoridade cheia de guitarra e pegada dá lugar a músicas mais melancólicas e influências mais presentes da psicodelia e do soul dos anos 1960 e 1970.
Justin Bieber é um "babaca irresponsável", diz baterista do The Black Keys
5. Jack White – Lazaretto
Sempre na elegância, Jack White lançou em 2014 o seu segundo disco solo. Longe dos White Stripes, dos Racounteurs, do Dead Weather e todos os seus mil projetos paralelos, o cara consegue mostrar todas as suas referências de forma muito clara. E Lazaretto é maravilhoso, audição obrigatória.
6. Banda do Mar – Mais Ninguém
O primeiro show da Banda do Mar no Brasil foi em Porto Alegre. E o casal 20 da música brasileira – Mallu Magalhães e Marcelo Camelo – apresentou músicas com pegada romântica e divertida. A junção da dupla com o baterista português Fred Ferreira foi um dos grandes marcos da música nacional no ano.
7. Pink Floyd – Louder than Words
Depois de 20 anos sem lançar nada, o Pink Floyd voltou em 2014. Claro, sem o tecladista Rick Wright e o baixista Roger Waters, mas, ainda assim, Pink Floyd. Em The Endless River, só há uma música cantada: Louder than Words. O resto é um instrumental pinkfloydiano clássico: muita guitarra psicodélica, progressiva, dialogando com teclado e sons ambientes. Valeu, pela volta do Pink Floyd – mas, segundo eles, o disco é o último.
8. Cachorro Grande – Como era Bom
Quem lembra da Cachorro Grande como uma banda de rock gaúcho, com bateria e guitarras pegadas, muita influência de The Who e berros marcantes de Beto Bruno, esqueça. Ou melhor, não precisa esquecer, mas dá uma olhada no que é Costa do Marfim, o novo disco dos caras. Produzido pelo doidão Edu K, o álbum tem muita influência psicodélica, percussão, músicas longas, vocais experimentais, elementos eletrônicos. É forte candidato a disco brasileiro do ano.
9. Beck – Heart is a Drum
Ele tocaria em Porto Alegre no final do ano passado. Tocaria, porque o show foi cancelado. Mas alguns meses depois, Beck lançou Morning Phase, 12º disco de sua carreira. Para ter noção do que perdemos de ver por aqui: o disco foi indicado a melhor álbum de rock, e Blue Moon foi indicada a melhor música de rock no Grammy.
10. Spoon – Inside Out
Considerado por muitos o grande disco de rock do ano, They Want my Soul mostra a banda Spoon dando o seu melhor de pós-rock, indie rock, psicodelia e electrorock, em músicas alegres ou melancólicas, espaciais ou pop. Grande disco.
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - ©
2009
clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.