Itapema FM | 13/12/2014 07h09min
Engana-se quem pensa que as plantas são algo distante dos consultórios médicos. Pelo menos quatro unidades de saúde de Florianópolis têm iniciativas que envolvem o cultivo de plantas medicinais. Marcos Edelvais, médico e membro da Comissão de Práticas Integrativas e Complementares da secretaria de Saúde de Florianópolis, afirma que a comissão oferece treinamento para profissionais da Atenção Primária em Saúde de Florianópolis.
::: Horto em Florianópolis reúne mais de 200 plantas de uso terapêutico
Adriana da Paz Mendonça passou pelo treinamento e orienta seus pacientes, na unidade de saúde do bairro Monte Cristo, em Florianópolis, a utilizarem as plantas nos casos menos graves, como resfriado ou insônia.
— Há muitos profissionais que ainda têm resistência, mas eles devem buscar informações, porque é uma terapia barata, simples e que já é usada pela população —afirma a médica.
A unidade do Monte Cristo conta com um horto didático de cerca de 20 espécies e desde fevereiro deste ano ele é o cenário de um encontro mensal. A aposentada Lídia Seniniuk, 64 anos, é uma das 25 pessoas que participam dos encontros. Ela conta que toma todos os dias chá de ervas plantadas no quintal da casa no Monte Cristo, em Florianópolis.
Os vizinhos e familiares sempre procuram Lídia para colher ervas ou saber de alguma receita. E ela não perde tempo em indicar os chás para diversos tipos de mal-estar. Chá de louro para fígado e estômago, sálvia para rejuvenescimento e malva para dor de dente.
— Fui criada à base de chá e também criei meus filhos, netos e bisnetos assim — diz Lidia, mãe de 12 filhos e vó de 35 netos.
Confira quais as cinco plantas para ter em casa:
Médica Adriana Mendonça aconselha pacientes da unidade de saúde do bairro Monte Cristo, na Capital
Foto:
Alvarélio Kurossu
/
Agencia RBS
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - ©
2009
clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.