Notícias

Itapema FM  | 11/12/2014 10h03min

Thiago Momm comenta o livro Graça Infinita, de David Foster Wallace

Romance de 1,1 mil páginas acaba de ser lançado no Brasil pela Companhia das Letras

Atualizada às 10h03min Thiago Momm  |  thiagomomm@gmail.com

Tantalizante

Acaba de sair, em uma bonita edição branca e laranja da Companhia das Letras, Graça Infinita, de David Foster Wallace. Até janeiro, o romance deve aparecer duplamente resenhado aqui no jornal: neste mesmo espaço e, honrando suas mais de 1,1 mil páginas, em texto ampliado no Anexo.

O título do livro parte de um diálogo de Hamlet. Segurando o crânio de Yorick, ex-bobo da corte, ele diz a Horácio que conhecia Yorick, "a fellow of infinite jest", ou "um rapaz de infinita graça", como traduziu Millôr Fernandes.

Curta a página do caderno Anexo no Facebook

Em Portugal, o romance saiu como Piada Infinita, um tradicional excesso português de literalidade. Na Itália, permaneceu com o título original, Infinite Jest. "Graça", a escolha do tradutor brasileiro Caetano W. Gallindo, me deixa dividido: embora a palavra sugira graciosidade (no sentido de delicadeza) ou dádiva, duas opções que não honram a alma do livro, ela capta bem o suave divertimento tantalizante à que se refere Wallace.

Antes de mergulhar em Graça Infinita, vale se ambientar com o universo wallaceano. No Brasil temos Ficando Longe do Fato de já Estar meio que Longe de Tudo e Breves Entrevistas com Homens Hediondos. O primeiro reúne textos jornalísticos, que é quando o Foster Wallace engraçado e exibicionista aparece na sua forma mais divertidamente crua. O segundo reúne contos e lembra por que, em espirais psicológicas e detalhes descritivos, Wallace está muito à frente de quase todos os seus contemporâneos.

>> Leia outras colunas de Thiago Momm

Para quem lê bem em inglês, três dicas. Every Love Story Is a Ghost Story é uma boa biografia sobre o autor: evita mitificá-lo e contextualiza a sua produção. The Pale King foi o último romance de Wallace, deixado incompleto. Como Fitzgerald em O Último Milionário, temos o escritor consagrado tentando ir além da sua obra-prima, e em muitos momentos ele vai: se exibe menos, quer divertir menos e impacta com mais maturidade.

A terceira dica é um site que oferece 30 histórias e ensaios gratuitos de Wallace publicados em revistas. Está aqui: bit.ly/1cMr1xv.


ANEXO
Divulgação / Divulgação

Escritor americano se enforcou em sua casa em 2008, aos 46 anos
Foto:  Divulgação  /  Divulgação


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.