Notícias

Itapema FM  | 10/12/2014 09h03min

Você ama cultura pop? Saiba do que vai matar a saudade em 2015

Além de ditarem tendências retrô, as datas redondas também pautam rediscussões sobre músicas, filmes e jogos

Chegou aquela hora de pensar "meu deus, como eu estou velho" e chamar o amigo do lado para relembrar aquele filme que vocês viram juntos. Vamos relembrar, aí embaixo, ícones da cultura pop que estão fazendo aniversário de 10, 20 e 30 anos. Prepare-se para uma alta dose de nostalgia na veia.

Leia todas as notícias de entretenimento
Após hiato, Los Hermanos farão dois shows em 2015
Confira os primeiros indicados ao Grammy do ano que vem
Veja o trailer do novo Exterminador do Futuro

O que faz 10 anos em 2015

Em 2005, livros que depois se tornaram sucesso no cinema eram vendidos às pilhas em livrarias de todo o mundo. Nem dá para dizer qual deles foi o principal: Marley e Eu, Harry Potter e o Enigma do Príncipe, Crepúsculo e Os Homens que Não Amavam as Mulheres (o primeiro da trilogia Millenium, de Stieg Larsson). No cinema, no mesmo ano, era lançado outro filme baseado na obra de J. K. Rowling: Harry Potter e o Cálice de Fogo. E a fantasia foi uma das tônicas daquele ano, já que também estrearam nas telonas Guerra nas Estrelas: A Vingança dos Sith, último filme da saga, e Crônicas de Nária: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, todos sucessos absolutos no mundo inteiro. Mas talvez o grande filme daquele ano seja Madagascar – até hoje um marco no cinema infantil.

Na música, o eletrônico se encontrava com o indie, o funk começava a agradar os hipsters e bandas que hoje são ícones do rock começavam suas carreiras. É o caso dos Raconteurs, banda formada por Jack White paralelamente ao White Stripes, do Tokyo Police Club (que só foi lançar seu primeiro disco três anos depois), Foals e do Wolfmother, que lançava seu disco de estreia. Além deles, os Jonas Brothers também surgiam, a rapper M.I.A. lançava seu primeiro disco, que ajudou a mudar os rumos da música americana nos anos seguintes, e Rihanna surgia timidamente com seu primeiro disco, sem saber que logo se tornaria uma das maiores estrelas pop do mundo. No Brasil, as bandas de funk-eletrônico-indie-escracho Cansei de Ser Sexy e Bonde do Rolê faziam suas estreias, junto com Jorge e Mateus, o coletivo de rap Quinto Andar e a lenda da música eletrônica tupiniquim Kasino, do hit Can't Get Over

Na TV, o Big Brother Brasil 5 revelava ao país Jean Wyllis, hoje deputado federal pelo PSOL. Seriados que depois se tornariam históricos estreavam: The Office, na sua versão americana, Prison Break, Todo Mundo Odeia o Chris, My Name is Earl, Weeds, Robot Chicken. Era lançado, também em 2005, o Xbox 360. A Sony também aproveitava para anunciar o Playstation 3. Entre os jogos mais importantes lançados naquele ano, God of War e Guitar Hero foram sucessos instantâneos.

O que faz 20 anos em 2015

Há 20 anos, o Brasil era dominado pelo axé e pelo funk carioca, mas via surgir no interior de São Paulo um dos maiores sucessos da música brasileira. Em 1995, eram lançados sucessos como Eu só Quero é ser Feliz, Rap das Armas, Na Boquinha da Garrafa, É o Tchan (aquela que começa com "pau que nasce torto nunca se endireita", quando o grupo ainda se chamava Gera Samba), entre outras, mas quem surgiu com mais força foram os Mamonas Assassinas, que, com seu primeiro disco, tomaram conta do cenário nacional – numa carreira que não chegaria a durar um ano, encerrada muito precocemente por um acidente de avião.

Nos Estados Unidos, a Amazon vendia seu primeiro livro online. Não foi um mau ano para começar a vender publicações. Em 1995, romances como Alta Fidelidade, de Nick Hornby, e Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago, eram lançados. No jornal inglês The Independent, a escritora Helen Fielding começava a escrever as colunas da personagem fictícia Bridget Jones.

Um ano depois de o Brasil levantar o tetra, o mundo era surpreendido com as novas possibilidades que vinham com a popularização da internet e os novos computadores. Jogos clássicos como PhantasmagoriaWorms e Rayman divertiam as crianças, enquanto o vazamento da sextape da atriz Pamela Anderson marcava a vida dos marmanjos – e criava uma das maiores subcelebridades da história. O Windows 95 era lançado. No cinema, os pequenos tiveram um ano de mão cheia: Babe, um Porquinho Atrapalhado, Jumanji e Toy Story foram só alguns dos filmes lançados em 1995.

O que faz 30 anos em 2015

Vamos começar com três nomes que talvez você conheça: Super Mario Bros, De Volta para o Futuro e We Are the World. Sim, todos esses sucessos revolucionários foram lançados no mesmo ano e completam 30 anos em 2015. O jogo do encanador italiano teve sua primeira versão, tosquinha, lançada lá em 1985, para NES, e até hoje tem relançamentos, versões, extensões – o jogo mais famoso do mundo, vá lá.

O filme estrelado por Michael J. Fox é outro clássico absoluto. Teve outros dois longas que fecharam a trilogia e até hoje é um dos maiores ícones da cultura pop mundial. No cinema, outro marco importantíssimo foram os Goonies – quem não lembra? Assim como a música cantada por Michael Jackson e sua turma, que reuniu os maiores astros daquela época para cantar em favor da África. No mundo da música, o Live Aid, outro projeto beneficente, com shows de Paul McCartney, Freddy Mercury, U2, David Bowie, entre outros.

Na TV, os norte-americanos viam surgir, além do canal VH1, seriados como MacGyver e Thundercats. A Crise das Terras Infinitas marcou o mundo dos quadrinhos, mudando tudo que havia sido feito até lá.

montagem / reprodução

Mario Bros, Mamonas Assassinas e Madagascar: eles fazem aniversário em 2015 e devem ser lembrados pelos nostálgicos
Foto:  montagem  /  reprodução


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.